Modelar – Inovações – geometria x corpo x espaço

jumnakaomed

14 de agosto de 2009, das 9 às 12h e das 14 às 18h
Sala Multiuso do MVM

O Museu Victor Meirelles está organizando, dentro da programação da Agenda Cultural, uma Semana de Intervenção. Trata-se de uma atividade cujo propósito é ocupar espaços com experimentações de diversas linguagens artísticas, tais como literatura, artes cênicas, cinema, entre outras. Esta Semana passará a fazer parte do calendário de eventos do Museu e acontecerá sempre na semana anterior à abertura das exposições temporárias.

Para esta primeira edição o assunto em foco será a moda. A programação terá início no dia 11 de agosto e terminará no dia 14 de agosto. Neste dia, ocorrerá o grande destaque desta Semana de Intervenção – Moda, que será a oficina prática “Modelar – Inovações – geometria x corpo x espaço”, ministrada por Jum Nakao, das 9 às 12h e das 14 às 18h. A proposta de Nakao é facilitar a compreensão dos princípios lógicos da construção da modelagem, bem como o estímulo a criatividade sobre novas formas de vestir. A oficina será baseada na análise de modelagens e exercícios práticos em classe.

Requisitos mínimos: noções de modelagem e interesse por novas proposições sobre o vestir.

Sobre o ministrante:
Jum Nakao é estilista e diretor de criação. Foi diretor criativo da CARMIM, ZOOMP, VIVAVIDA, NUTRISPORT e em 2004 foi convidado para o projeto: JUM NAKAO for NIKE. Realizou em junho de 2004, no São Paulo Fashion Week, a performance a costura do invisível em que modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal. Este desfile foi homenageado em 2005 pelo São Paulo Fashion Week como o desfile da década no Brasil e em janeiro de 2006 foi considerado pelo Galliera, Museu de Moda de Paris, como um dos mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX. Seus trabalhos fazem parte de diversas citações bibliográficas em todo o mundo e foram expostos na França, Itália, Espanha, Bélgica, Grécia, Japão, Nova Zelândia entre outros. É autor do livro e documentário a costura do invisível.

Pré-inscrição até 6 de agosto de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes e professores de moda e público interessado. Serão 20 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 6 de abril de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 7 de agosto.

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.