Palestra: “O mundo que cabe no grão de lentilha” com Rosângela Miranda Cherem

Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 às 15h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Victor Meirelles, Estudo de Traje Italiano, circa 1854-1856, óleo sobre papel, 20,6 x 16,6 cm.

Victor Meirelles, Estudo de Traje Italiano, circa 1854-1856, óleo sobre papel, 20,6 x 16,6 cm.

O Museu Victor Meirelles dá início a sua Agenda Cultural 2009 com uma atividade em homenagem ao artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903), falecido em 22 de fevereiro, num domingo de Carnaval. A palestra “O mundo que cabe no grão de lentilha”, com a professora doutora Rosângela Miranda Cherem, tem como tema a relação da obra Estudo de Traje Italiano com outros pintores da América Latina, situados entre meados do século XIX e a primeira metade do XX, tais como Epifânio Caicedo, Antônio Salas Aviles, Hermenegildo Bustos, Carlos Correa, Hector Poleo, Antônio Berni, Raquel Forner, dentre outros.

A partir deste campo plástico a palestrante abordará algumas importantes implicações teóricas provenientes da relação da obra de arte com o tempo e a sobrevivência das formas, conforme Georges Didi-Huberman, e, também, uma aproximação com Hubert Damisch.

Sobre a palestrante:

Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profª. Adjunta de História e Teoria da Arte no Curso Artes Plásticas e Mestrado em Artes Visuais no Centro de Artes da UDESC (Florianópolis, Brasil); coordenadora do Grupo de estudos de Percepções e Sensibilidades (cadastrado no CNPQ); possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Corpus e opus, premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina.

O quê: Palestra “O mundo que cabe no grão de lentilha”,
com a professora doutora Rosângela Miranda Cherem
Quando: 20 de fevereiro de 2009, às 15:00h
Onde: Sala Multiuso do MVM.
Quanto: entrada gratuita.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days