PALESTRAS: Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação

projetovm_palestra_log“Dos acervos e arquivos à internet: a experiência do Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação”, com Leticia Bauer

“Paris e Victor Meirelles na sala 77 do Museu do Louvre”, com Fernando C. Boppré

projetovm_palestra27 de agosto de 2009, às 17h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação promove no dia 27 de agosto, às 17h, duas palestras com a apresentação dos resultados da primeira etapa dos trabalhos. O Projeto tem por finalidade o conhecimento, a preservação e a difusão do acervo relativo a Victor Meirelles, um dos nomes mais importantes das artes e do patrimônio cultural brasileiro.

Na primeira parte, a coordenadora técnica do Projeto, Leticia Bauer, irá apresentar as ações e os resultados obtidos até o momento, bem como as próximas atividades previstas para a segunda etapa. Em seguida, o pesquisador do Projeto, Fernando C. Boppré, irá apresentar informações inéditas recolhidas nas pesquisas realizadas na cidade de Paris, onde Victor Meirelles de Lima estudou entre os anos de 1856 e 1861.

Informações sobre o Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação:

Primeira iniciativa do gênero dedicada a Victor Meirelles de Lima (1832-1903), o Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação consiste na catalogação de todas as criações do artista (obra artística e produção intelectual), reunidas por coleções públicas e privadas, no Brasil e no exterior. O amplo conhecimento do acervo produzido por Victor Meirelles também possibilitará o debate e a formulação de novas leituras da vida e da obra de um dos maiores artistas do país.

O Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação está catalogando a obra completa e acervo textual do artista Victor Meirelles, sistematizados num Banco de Dados e Imagens on-line. O Projeto compreende também a realização de um livro, de um seminário e de uma exposição itinerante. O Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação foi aprovado no Programa Petrobras Cultural na categoria Preservação e Memória – Memória das Artes e conta com o apoio da Lei Rouanet.

———————————-
O quê: Palestras Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação, com Leticia Bauer (coordenadora técnica do Projeto) e Fernando C. Boppré (pesquisador do Projeto).
Quando: 27 de agosto, 17h
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles