Oficina de formação: um novo olhar para as cores

com José Maria Dias da Cruz

Paul Cézanne. Monte Santa Vitória, circa 1885-1887,óleo sobre tela, 26,0x35,0 cm.

Paul Cézanne. Monte Santa Vitória, circa 1885-1887,óleo sobre tela, 26,0×35,0 cm.

Dias 06, 13 e 27 de outubro, 03 e 10 de novembro de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
das 18h30 às 21h30

A segunda edição das Oficinas de Formação no Museu Victor Meirelles será dedicada ao estudo da cor nas artes visuais. A oficina “Um novo olhar para as cores” terá como objetivo desenvolver o pensamento plástico por meio do estudo das cores. O curso será ministrado pelo artista e professor José Maria Dias da Cruz e ocorrerá às terças-feiras do mês de outubro e novembro, no período noturno.

O programa da oficina pretende oferecer as bases para a análise de obras e exercícios práticos, propondo um novo olhar para as cores. Em discussão, o conflito entre a percepção sensível e a linguagem. Serão abordadas as questões cromáticas desde Leonardo da Vinci, passando pelos venezianos e por Poussin, Fragonard, Boucher, Turner, Delacroix, Ingres, Manet, Monet, Van Gogh, Gauguin, Matisse, Braque, Kandinsky, Klee, Seurat e Hélio Oiticica. O destaque especial será para a obra de Paul Cézanne, enfatizando a importância do seu cromatismo para uma outra percepção das cores.

Sobre o ministrante:
José Maria Dias da Cruz é professor e artista plástico. Estudou pintura com Jan Zach, Aldary Toledo, Thomás Santa Rosa e Flávio de Aquino. Recebeu uma bolsa do Ministério das Relações Exteriores e Carte de Étudiant Patronné do Ministère de L’Education Nationale do governo francês. Estudou em Paris na Academie de La Grande Chaumière e particularmente com Friedlander (gravura) e Emílio Petorutti (pintura). Lecionou pintura no Museu de Arte Moderna e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ambos no Rio de Janeiro. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, com destaque para o Salão de Verão JB-Light (MAM-RJ, 1974) e o Panorama de Arte Brasileira (MAM-SP, 1976 e 1979). Suas publicações são: “Cadernos de Aulas – Cor” (MAM-RJ, 1984), “Da Cor na Pintura – o Ponto de Passagem” (Edição do autor, 1989), “Gonçalo Ivo, o livro das árvores” (texto de apresentação, Rio de Janeiro, Editora Sextante, 2000), entre outros.

Pré-inscrição até 01 de outubro de 2009.
Vagas: 40

A oficina é gratuita e as inscrições serão realizadas observando a preferência para professores. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 01 de outubro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

O resultado da seleção será divulgado por e-mail no dia 02 de outubro.

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
Estudante( ) Professor( ) Associado na AAMVM( ) Outro( )
Formação/Instituição:
Área de atuação profissional/Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.