Oficina teórica: No vazio do arquivo com Mabe Bethônico

Dias 7 e 8 de dezembro de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Das 14h às 18h

O Museu Victor Meirelles realizará sua última oficina da Agenda Cultural 2009. Nos dias 7 e 8 de dezembro, ocorrerá “No vazio dos arquivos”, com Mabe Bethônico. A partir de pesquisas e trabalhos da artista em que voz institucional se confunde com a ficção, a proposta será propor a construção, a partir do arquivo, de um ensaio multifacetado sobre diferentes momentos do Museu Victor Meirelles.

Mabe Bethônico desenvolve o projeto de pesquisa “Ficções institucionais” que busca tensionar a compreensão sobre as instituições museológicas por meio do desenvolvimento de um projeto artístico que explora sentidos poéticos e formatos plásticos/gráficos. O museu é abordado como espaço de memória e invenção, de esquecimento e interpretação, onde documento pode ser referência de história, narrativa e ficção. A proposta é viabilizar uma rede de ações em diferentes formatos e suportes, em torno da museologia aplicada às artes visuais, tais quais: produção de intervenções/exposições, websites, objetos, publicações, explorando resultados em texto, multimídia e arte sonora.

Sobre a ministrante:
Artista plástica, doutora pelo Royal College of Art – Londres, professora adjunta da UFMG e pesquisadora. Principais exposições: 28ª Bienal de São Paulo, 2008; Encuentro Internacional de Medellin/ Práticas Artísticas Contemporâneas, 2007; 27ª Bienal de São Paulo, 2006; Subversiones Diarias – Malba, Buenos Aires, Panorama da Arte Brasileira – MAM, SP, Obra Colecionada – Museu de Arte da Pampulha, BH, 2005; Telling Histories – Kunstverein Muenchen, Munique, 2003. Desde o ano 2000 constrói o museumuseu – www.museumuseu.art.br.

Pré-inscrição até 3 de dezembro de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, historiadores, arquivistas, bibliotecários, estudantes, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 3 de dezembro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 4 de dezembro.

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: “No vazio do arquivo” Oficina  teórica com Mabe Bthônico
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 7 e 8 de dezembro de 2009, carga horária de 08h/a distribuídas em duas tardes (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.