a_curto_prazo

[mostra de vídeos de alunos do centro de artes
da universidade do estado de santa catarina]

curto_prazo

18 de novembro, às 20h
Exibição ao ar livre no Largo Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles em parceria com o Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC) abre uma nova janela de exibição com a proposta de mostrar trabalhos de artistas em formação. Além disso, a curadoria também será realizada pelos estudantes. A questão inicial colocada, segundo os curadores Ricardo Mari Neto e Noara Quintana, foram os critérios de seleção dos filmes de seus próprios colegas: “A escolha dos vídeos não foi gratuita e criamos blocos temáticos. O que caracteriza cada um deles e de que maneira podemos estabelecer associações?”.

Texto da curadoria
“Evitamos estabelecer previamente qualquer tipo de critério para a seleção dos vídeos. Tal postura visou a recepção de uma maior variedade de propostas, eximindo os artistas de maiores preocupações quanto ao conteúdo de suas produções. Contudo, a tentativa de nos mantermos imparciais quanto a sequência em que os trabalhos seriam exibidos fracassou por uma única razão: certos vídeos, quando ao lado de certos vídeos – é isso mesmo! -, perdia seu poder de (in)comunicação. Visto isso, decidimos que o melhor a ser feito seria encontrar elementos comuns presentes em alguns vídeos e agrupá-los em blocos temáticos. Voltamos a eficaz e velha fórmula: tema. Nada mal.

O primeiro bloco, nomeamos de Corpo/Performance. As produções presentes neste grupo destacam-se – como o próprio nome já diz – pela utilização do corpo como principal recurso para se atingir a expressividade desejada pelo artista. Na maioria destes vídeos é o corpo do próprio artista que vivência a experiência.

Para o segundo bloco, demos o nome de Coletivo LAAVA. O Coletivo LAAVA é formado por artistas plásticos e visuais da UDESC. Criado a partir do projeto de Extensão VIDEAR LAAVA – Laboratório Aberto de Animação e Vídeo-Arte -, no início de 2009, tem como campo de atuação a arte relacional complexa, promovendo convívio, experimentações, processos colaborativos e descontinuidades no cotidiano.

O terceiro bloco, chamamos Tempo. Aqui se encontram aqueles trabalhos onde o artista possibilita ao espectador experimentar sombras crescentes em queda d’água, o vento que promove a dispersão da areia para a aparição morosa do objeto estranho.

O quarto bloco apelidamos de Colagem. Deste agrupamento fazem parte três vídeos que utilizaram de um mesmo recurso, ou seja, da apropriação de partes de vídeos outros a fim de ressignificá-los. Trata-se de trabalhos elaborados pelo processo da colagem – técnica desenvolvida pelas vanguardas do século XX.

O quinto e último bloco chama-se Paisagem. Os dois vídeos que fazem parte deste bloco abordam de maneiras distintas a paisagem urbana. Seja através da abstração de tal sítio, ou mesmo de uma representação mais fidedigna do mesmo – através de seu barulho e movimento caótico -, tais trabalhos nos levam a refletir sobre as possibilidades do olhar.”
(Ricardo Mari Neto e Noara Quintana)

Relação de vídeos por bloco

Curta-metragem

Da Janela (Giovana Zimermann/15´/2008)

Vídeo-Arte

Corpo / Performance

Uncancer (Bil Lühmann/4’45’’/2010)

Sem título (Iam Campigotto/2’08’’/2010)

Sinestesia! (Anna Carolina Porto, Mariana Cabral, Erick Hiromy, Maria Luiza Cabral, Aline Rodrigues, Fernanda Becker/4’/2009)

Ao menos um ovo (Rosana Rocha/8’/2010)

Fall For [bas jan ader] (Ana Clara Joly/35’’/2009)

Imersão do Real (Mauri Cherobin/8’/2009)

Viu Bil (Bil Lühmann/8’35’’/2009)

O Corpo-mente (Bruno Ropelato/4’33’’/2009)

Penelopéia (Sarah Pusch/20’/2010)

Afecto (Flávia Klein/1’50’’/2010)

Gama Goblins Radio Waves (Giorgio Filomeno/2’05’’/2008)

Coletivo LAAVA

Geladeira Laranja (Coletivo LAAVA/1’21’’/2009)

...do som ao fogo… (Coletivo LAAVA/1’15’’/2010)

Forno do LAAVA no Morro do Ingá (Coletivo LAAVA/3’30’’/2010)

Semeando o Presente (Coletivo LAAVA/3’46’’/2010)

Ai que vida! (Coletivo LAAVA/4’45’’/2010)

Para um alface um ano em um minuto (Coletivo LAAVA/1’/2010)

Tempo

Água (Letícia Pinto Jorge, Lucas Kinceler/33’’/2010)

Xícara (Letícia Pinto Jorge, Lucas Kinceler/50’’/2010)

Areia (Letícia Pinto Jorge, Lucas Kinceler/1’36’’/2010)

Colagem

Indetermináveis (Francis Pedemonte, Maximilian Tommasi/5’/2008)

Palhaços (Leonardo Lima/3’/2009)

Notações, Superdosagem, Enfrentamento (Silvio Bruno/2’35’’/2010)

Paisagem

Desenho nas Cidades
 (Rodrigo Born/3’/2010)

Predatórios 
(Silvio Bruno/4’/2010)
———————————————-
O quê: a_curto_prazo [mostra de vídeos de alunos do CEART-UDESC]
Quando: 18 de novembro de 2010, às 20h
Onde: Largo Victor Meirelles (ao ar livre). Em caso de chuva a exibição será realizada na sala multiuso do Museu Victor Meirelles
Quanto: Gratuito

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days