Oficina teórico-prática: Imagens ilegíveis, incríveis e inevitáveis com Rosângela Rennó

rosangelarenno_med

Dias 16 e 17 de novembro de 2010, das 18h30 às 22h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O que faz com que a imagem fotográfica de hoje seja diferente da fotografia dita “modernista”, ou então, da chamada “foto de autor”? A própria alcunha da imagem já sugere: a fotografia de autor não tinha por princípio pensar como o espectador se relacionaria com ela. Estas são algumas das especulações que a artista Rosângela Rennó abordará na oficina teórico-prática Imagens ilegíveis, incríveis e inevitáveis, do Projeto Agenda Cultural 2010 do Museu Victor Meirelles, nas noites de 16 e 17 de novembro de 2010.

Uma discussão sobre as transformações da produção fotográfica na contemporaneidade. No primeiro dia serão exibidas algumas séries de trabalhos recentes da artista e discutidas questões como os direitos sobre a imagem, os direitos de autor, a invisibilidade, o anonimato, o público e o privado, a banalização da imagem, entre outras. No segundo dia haverá uma dinâmica de trabalho em grupo, a partir de um conjunto de fotografias trazidas pelos participantes da oficina. Cada um deverá trazer e apresentar uma fotografia de seu acervo pessoal, de sua preferência. Esta imagem poderá ser uma fotografia antiga, pertencer ao seu repertório fotográfico ou anônima, ser extraída de jornal ou revista, alguma imagem encontrada na rua, em negativo fotográfico ou slide, etc. O que vai surgir desse conjunto de imagens será definido em grupo.

Pré-requisitos: 
1. Leitura prévia dos textos indicados pela ministrante: RANCIÉRE, Jaques. O espectador emancipado.
2. Trazer uma fotografia que deverá ser impressa, em caso do registro ter sido realizado em formato digital (conforme indicação acima).

Sobre Rosângela Rennó (Belo Horizonte, 1962)
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997). No final da década de 1980, cria suas primeiras obras, que têm como base fotografias de álbuns de família. Entre 1991 e 1993, integra o Visorama, grupo de estudos de arte contemporânea. Em suas fotografias, objetos, vídeos e instalações, a artista aborda discussões acerca da natureza da imagem. Realiza trabalhos com base em fotos 3 x 4, produzidas em estúdios populares. Em 1992, inicia o projetoArquivo Universal, um banco de dados virtual, composto por trechos de textos jornalísticos, que contêm referências a imagens fotográficas. Em paralelo, trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário Paulista. Recebe bolsas da Civitella Ranieri Foundation, de Umbertide, Itália, em 1995; da Fundação Vitae, em 1998; e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, de Nova York, em 1999. Em 2003, é publicado o livro Rosangêla Rennó: [O Arquivo Universal e Outros Arquivos], pela Cosac & Naify. Em 2010, Rennó será uma das artistas convidadas da 29ª Bienal de São Paulo. (Mais informações em www.rosangelarenno.com.br)

Pré-inscrição até 10 de novembro de 2010.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de novembro de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 11 de novembro. 

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days