Oficina Walter Benjamin: crítica e modernidade e Lançamento do III Concurso de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporânea

Oficina Benjamim

Dia 11 de junho de 2010, das 14 às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles de Florianópolis em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, instituição de estudos e pesquisas ligada ao Ministério da Educação, promoverá no dia 14 de maio, sexta-feira, às 14h, o lançamento do edital do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas e a oficina “Walter Benjamin: crítica da cultura e modernidade”, com o professor doutor Lucianno Gatti da Universidade Federal de São Paulo.

Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre “Crítica de arte: Entre o contingente e o histórico”, tema escolhido nesta 3ª edição. Os ensaios podem apresentar narrativas que abordem as mais diversas nuances da crítica de arte nos séculos XX e XXI, de um ponto de vista mais histórico-filosófico, bem como análises mais específicas desse tipo de discurso e seu papel nos campos da literatura, da dança, do cinema, do teatro, das artes visuais e demais campos artísticos.

A oficina, por sua vez, pretende fornecer uma introdução ao pensamento de Walter Benjamin (1892-1940), nascido em Berlim, Alemanha, autor de uma vasta obra, que vai da filosofia à crítica da cultura, passando pela teoria da história e da arte. A oficina pretende reconstituir o percurso intelectual de Benjamin a fim de explorar sua reflexão sobre a arte e sobre a cultura das primeiras décadas do século XX. Crítico próximo dos debates artísticos mais relevantes da época, Benjamin dedicou-se tanto a autores importantes como Franz Kafka, Marcel Proust e Bertolt Brecht quanto a avaliar as mudanças na experiência estética provocadas pelo surgimento da fotografia e do cinema. Ao introduzir o público nas reflexões de Benjamin sobre estes fenômenos artísticos e culturais, a oficina procurará discutir a atualidade deste intelectual cuja obra se encontra entre as mais relevantes para a compreensão da cultura contemporânea.

Sobre o palestrante
Luciano Ferreira Gatti
 é professor do curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo e autor do livro “Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno” (Loyola, 2009). Possui graduação em Filosofia e em Direito pela Universidade de São Paulo e mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pesquisa de pós-doutorado na PUC/SP e na New School for Social Research, NY. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em estética, teoria crítica e teoria do teatro.

Público – Alvo
Professores, pesquisadores, críticos, ensaístas, artistas, estudantes de graduação e pós-graduação.

Inscrições
Entrada Franca. Não há necessidade de inscrições antecipadas. Serão disponibilizados 50 lugares/vagas. Os participantes da palestra receberão certificação.

———————
O quê: Curso “Walter Benjamin: crítica da cultura e modernidade” e Lançamento do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 11 de junho de 2010, sexta-feira, das 14 às 18h
Quanto: Gratuita.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days