Palestra: A primavera nas paisagens brasileiras, com José Tabacow

Lançamento:
Núcleo de paisagismo (ABAP-SC)

paisagismo_med

Dia 5 de outubro de 2010, às 19h.
Sala multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles receberá no dia 5 de outubro, a partir das 19h, o lançamento do Núcleo de Paisagismo da Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas de Santa Catarina (ABAP-SC). O evento será precedido pela palestra “A primavera nas paisagens brasileiras” que será ministrada pelo professor e pesquisador José Tabacow.

Segundo o presidente da ABAP, Saide Kahtouni: “A arquitetura paisagística, umas das atribuições dos arquitetos, é hoje uma das mais importantes formas de intervenção no ambiente construído, reunindo conceitos, práticas e conhecimentos das mais variadas disciplinas, unindo a arte às questões ambientais e urbanas, buscando a sensibilidade e a ciência de forma conjunta, no projeto dos jardins e expressões ecossistêmicas, cuidando de criar espaços públicos para a sociedade, estudando conjuntamente os ecossistemas e a adequação de infra-estruturas nas cidades e redes de urbanização dentro também da escala territorial, para que as questões básicas da infra-estrutura não sejam vistas isoladamente, mas conjugadas às formas de um mundo mais limpo e harmonioso”.

Sobre a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (ABAP):
A ABAP – Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas – foi fundada em 1976 e reúne, desde então, uma significativa comunidade de mais de uma centena de arquitetos dedicados prioritariamente ao trabalho com a paisagem. De sua fundação participaram Fernando Chacel, do Rio de Janeiro, Rosa Kliass, de São Paulo, além do grande pioneiro, o já falecido artista plástico e arquiteto honorário Roberto Burle Marx, que tem inúmeras de suas obras já consideradas patrimônio cultural e que recebeu várias homenagens póstumas em 2009, pelo seu centenário.

Sobre o ministrante da palestra:
José Waldemar Tabacow possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), especialização em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Coordenador do GEUP – Grupo de Estudos Urbanos e da Paisagem / UNISUL. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação (especialização) ” Projeto e Planejamento da Paisagem – UNISUL. Sócio-gerente – Tabacow Chamas Associados Ltda e professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Espaços Livres Urbanos, atuando como Consultor nos seguintes temas: paisagismo, jardins, estudos ambientais, flora ornamental, parques e unidades de conservação.

———————————————–
O quê: Palestra “A primavera nas paisagens brasileiras”, com José Tabacow e lançamento do Núcleo de Paisagismo (ABAP-SC).
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles e Largo Victor Meirelles.
Quando: 5 de outubro de 2010, às 19h..
Quanto: Gratuita.