Oficina de introdução em História da Arte com Luciane Garcez

Museu Victor Meirelles promove oficina de Introdução em História da Arte

O Museu Victor Meirelles realiza durante todo o mês de julho a oficina de Introdução em História da Arte.  Ministrada pela professora Luciane R. N. Garcez, a oficina acontece sempre às segundas-feiras, das 14 às 17 horas, nas dependências do Museu da Escola Catarinense/Udesc.

A iniciativa do curso segue a tendência adotada pelo Museu Victor Meirelles de promover, durante o ano de 2012, oficinas cuja ênfase se apoiem na formação e na iniciação artística, oferecendo à comunidade um viés de participação e conhecimento, sem contudo exigir uma formação anterior específica.  É uma opção que o Museu adotou com foco em uma ação inclusiva, com vistas a celebrar duas datas históricas que o ano de 2012 completa: os 180 anos de Victor Meirelles, 18 de agosto, e os 60 anos de criação do Museu Victor Meirelles, comemorados em 15 de novembro.

A oficina tem como base temporal o período que vai da segunda metade do século XX ao início do século XXI, utilizando uma cartografia de referências na arte contemporânea em módulos criados para auxiliar o entendimento, as sensibilidades e as percepções estéticas e artísticas.  A seguir o programa se atém à legibilidade histórica das imagens, através da relação visível-visual e visível-dizível, fronteiras porosas e limiares, das interlocuções às novas combinações (transfiguração e jogos de figuração).  A oficina pretende apresentar ainda campos de problemas para abordar a obra de arte, que considerem tanto o pensamento teórico-conceitual como o próprio pensamento plástico. Por último, trazer um arsenal imagético que pode ser utilizado pelos saques e empilhamentos destinados aos mais diferentes usos plásticos e teóricos.

O programa da oficina tem os seguintes temas por aula: 1- Retrato e representação do corpo; 2 – Espaço-paisagem; 3 – A matéria, a fatura, o gesto; 4 – A fotografia e 5 – Arte-política.

Luciane Garcez é professora na área de cerâmica e Teoria e História da Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina e professora de História da Arte no curso de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Univille.  Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em Teoria e História da Arte, Luciane é doutoranda pela Université de Provence, França.

A oficina de Introdução em História da Arte é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio do Museu da Escola Catarinense/Udesc.  A oficina é gratuita.

luciane2 luciane1