Tributo a Victor Meirelles: 180 anos de nascimento do artista, Exposição itinerante – Criciúma/SC

Criciúma Recebe Obra de Victor Meirelles

Como parte das comemorações dos 180 de nascimento de Victor Meirelles, a Fundação Cultural de Criciúma e o Museu Victor Meirelles promovem na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, às 19h30min, a exposição da obra Estudo para Primeira Missa no Brasil, de autoria de Victor Meirelles, pertencente ao acervo do museu.

Antes da abertura, às 19 horas, acontece a palestra Victor Meirelles, Vida e Obra, proferida pelo historiador Fernando Boppré, integrante da equipe técnica do Museu Victor Meirelles.

O evento é uma das atividades que o Museu Victor Meirelles preparou para este mês de agosto, em homenagem ao pintor catarinense.  Do dia 14 ao dia 24 foram realizados inúmeros eventos, todos gratuitos, como palestras, oficinas, apresentações musicais e também uma exposição especial intitulada Tributo a Victor Meirelles, com obras pertencentes a coleções particulares, instituições públicas e do acervo do próprio Museu Victor Meirelles.

A data efetivamente se completou no dia 18, sábado, dia em que foi aberta a exposição Tributo.  Na ocasião também foram apresentadas duas obras doadas ao acervo do museu pela historiadora Sara Regina Poyares dos Reis. Os trabalhos doados são um Estudo de Traje do próprio Victor Meirelles e o outro, uma pintura, de autoria de um de seus alunos, Oscar Pereira da Silva.

A exposição do Estudo para Primeira Missa no Brasil fica na Galeria de Arte da FCC até 1º de outubro e é uma oportunidade para a comunidade de Criciúma conhecer mais de perto a obra de Victor Meirelles, neste mês de comemoração dos seus 180 anos de nascimento.

Tributo a Victor Meirelles: 180 anos de nascimento do artista

Exposição itinerante – Criciúma/SC

Galeria de Arte da Fundação Cultural de Criciúma
Centro Cultural Jorge Zanatta
Rua Cel. Pedro Benedet, 269 – Centro
Cep: 88801-250 Criciúma/SC

Horário de visitação:
28 de agosto a 1º de outubro de 2012.
Segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Programação:

Dia 27 de agosto
19h – Palestra sobre a vida e obra de Victor Meirelles de Lima (1832-1903), com Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC)
19h30 – Abertura da exposição com a obra “Estudo para ‘Primeira Missa no Brasil’”, circa 1859/1860, grafite sobre papel, de Victor Meirelles.
 

Realização:

Museu Victor Meirelles
Instituto Brasileiro de Museus
Ministério da Cultura
Fundação Cultural de Criciúma
Prefeitura Municipal de Criciúma

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days