11ª Semana Nacional de Museus: Museus (memória + criatividade) = mudança social

O Museu Victor Meirelles, integrado à proposta da 11ª Semana Nacional de Museus, realizará programação voltada à formação e à discussão da temática proposta: Museus (memória + criatividade) = mudança social.

Entendendo mudança social como processo em que se entrelaçam as transformações políticas, econômicas e culturais, o MVM trabalha em uma dupla perspectiva: a do patrimônio, como peça chave na edificação da memória, fundamental na construção das identidades e a das artes, como agentes de questionamento e mudança das mentalidades.

Desta maneira o Museu programou, no decorrer desta 11ª Semana de Museus, a realização de oficinas em escolas da rede pública, levando aos estudantes propostas de atividades em diálogo com a história e a obra de Victor Meirelles de Lima.

Para o público, o Museu preparou quatro atividades, conforme a programação a seguir.

Dia 15/05

18h – Conversa com a Artista Érica Kaminishi na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.

19h – Abertura da Exposição Palavras Fluidas, da artista nipo-brasileira Érica Kaminishi na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.

11semanamuseus3

Dia 16/05

10 às 12h: Mediação Especial da Exposição Palavras Fluidas com turma da 7ª Série do Ensino Fundamental

19 às 20h – Mostra de Vídeos no Largo do Museu Victor Meirelles:

Tema: a Ditadura Militar no Brasil: Resistências

A mostra de filmes é a primeira de uma série que pretende trazer a públicos documentários e obras ficcionais sobre o período da Ditadura Militar, preparando as atividades do Museu que lembrarão, em 2014, os 50 anos do golpe de estado que instaurou o regime no Brasil.

Novembrada

Novembrada”, curta-metragem de Eduardo Paredes, narra o confronto ocorrido em 30 de novembro de 1979 entre populares e o então presidente da República, João Baptista Figueiredo, no Centro de Florianópolis. A obra, marcada pelo resgate histórico dos fatos que antecederam ao episódio e da patética reação do general à manifestação que reclamava o fim da ditadura militar, que naquele ano completava 15 anos, é um bem produzido e grandioso libelo em nome da liberdade.

11semanamuseus1

Dia 17/05

14 às 16h: Oficina para Educadores: Educação Patrimonial e Educação Ambiental – possibilidades do trabalho educativo.

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles.

A oficina destina-se principalmente a educadores e educadoras e tem como foco as conexões e diálogos necessários entre educação patrimonial e ambiental, estando inserida na proposta da Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P). Será conduzida por especialistas no tema vinculados ao Museu Victor Meirelles e ao IPHAN e é aberta ao público.

11semanamuseus4

Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, nº 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.48  3222-0692
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Sábados das 10 às 14 horas
Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days