Acervos de Arte Contemporânea: Táticas Periféricas

Palestra com Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Nesta quinta-feira, dia 6 de junho, às 10 horas, o Museu Victor Meirelles recebe o professor e pesquisador Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, da Universidade de Brasília, para uma palestra cujo tema é Acervos de Arte Contemporânea: Táticas Periféricas.

Cartaz Acervos_de_Arte_Contemporânea1

Mestre em História da Arte pela Unicamp e Doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB), Emerson de Oliveira foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas, em São Paulo, sendo atualmente professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, além de docente do curso de Museologia na mesma instituição.  Pesquisador do Programa em Arte do Instituto de Arte e membro do grupo de pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória, é ainda editor-chefe da Revista Museologia e Interdisciplinaridade e autor dos títulos Museus de Fora e Instituições da Arte, ambos publicados pela Editora Zouk, em 2010 e 2012, respectivamente.

Entre os anos de 2006 e 2009 realizou pesquisa em nove museus de arte brasileiros, fundados entre os anos de 1965 e 1995, em vários estados. O trabalho teve como linha de pesquisa que “o processo que compromete a visibilidade da arte sob a responsabilidade desses museus guarda algumas singularidades reveladoras, pois expõe um trânsito de representações institucionais e para-institucionais, as quais se movem para criar uma rede de comunicação entre os sujeitos que vivem os museus.”

Recentemente o professor Emerson entrou em contato com o Museu Victor Meirelles, pois estaria de passagem por Florianópolis e solicitou o acesso aos arquivos do museu para fins de pesquisa. Aproveitando a oportunidade, o museu então o convidou para a palestra, já que o tema acervos foi o motivo principal para a criação, em 2011, do grupo de estudos Políticas de Acervos e o assunto é sempre objeto de interesse, não só para os seus membros como para a comunidade museológica e estudantes da área.

O Museu Victor Meirelles é uma instituição que se dedica a divulgar e pesquisar a vida e a obra de Victor Meirelles, um pintor acadêmico do século XIX. No entanto, o museu possui uma coleção de arte contemporânea que é significativa, não só por sua qualidade, mas também por sua quantidade.

É, pois, com este intuito e interesse que o Museu Victor Meirelles convida a todos para a palestra com o professor Emerson de Oliveira, uma oportunidade para aprofundamento e reflexão acerca dos acervos museológicos contemporâneos.

A palestra será proferida na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles e a entrada é gratuita.

———————————————————————-

Acervos de Arte Contemporânea: Táticas Periféricas
Palestra com Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Dia 6 de junho de 2013, quinta-feira, às 10 horas
Sala de Exposições Temporárias
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis
Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days