Exposição “Livros”, de Giba Duarte

O Museu Victor Meirelles promove na próxima quarta-feira, 21 de agosto, às 19 horas, a abertura da exposição Livros, de Giba Duarte, com curadoria de Fernando Boppré. Antes porém, às 18 horas, acontece o Encontro com o Artista, evento comum nas aberturas de exposições do museu e que é uma oportunidade para que o público converse com o artista sobre a sua obra, o processo de criação e sua trajetória.
giba

Por coincidência, neste mesmo dia e horário estará sendo aberta a exposição Persona, de Carlos Asp, na Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, que fica pertinho do Museu Victor Meirelles, no Centro. Por isso o Encontro terá a participação dos dois artistas, Giba Duarte e Carlos Asp, que dividirão o espaço na Sala de Exposições. Segundo o curador das duas mostras, Fernando Boppré, tal fato “não poderia ser de outro jeito, dada a proximidade física e afetiva entre as duas exposições”.

Nascido no estado do Rio Grande do Sul, em Santa Maria, Giba é radicado em Florianópolis, tendo vindo para a cidade no ano de 1999. Seu trabalho tem como ponto de partida a imagem que transita por vários experimentos como vídeo, intervenções, manipulações digitais, desenho ou mesmo pela simples composição fotográfica. “A superfície fotográfica é um fator determinante para mim. Mas a minha busca é pelo resultado final, que são as texturas, as camadas e suas múltiplas aplicações”, define.

Giba Duarte vem realizando, desde 2008, um cuidadoso trabalho de observação das imagens do seu próprio entorno, assim como das paisagens e dos afetos que nelas habitam. De início a câmera fotográfica, em seus diversos formatos e possibilidades de impressão, servia-lhe como observatório e mecanismo de reprodução de imagens. Desde então, o artista vem reunindo fotografias que começaram a ser ocupadas, gradativamente, por camadas de lápis e tinta e por fios costurados sobre o papel, que formam palavras e figuras. Foi assim que Giba constituiu um vocabulário visual todo próprio que nos sussurra comentários – uma espécie de legendas poéticas – sobre a experiência vivida em cada imagem.

Dessa cunhagem, o público visitante poderá conferir os trabalhos Dá para Escrever em Dias Negros, realizado entre 2011 e 2013, e Ramblas ou Quase Respiro, de 2013. Ambas são produções realizadas entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e Florianópolis, onde o artista fotografa lugares, realiza comentários (áudio-) visuais sobre a imagem e constrói uma seriação possível de pequenas narrativas ou “historinhas”, como ele próprio gosta de dizer.

O desenvolvimento da linha, tanto o traço aplicado sobre a fotografia quanto o fio do cozimento, o levou, por conseguinte, ao território do desenho. A novidade da exposição Livros é, portanto, a apresentação de três desenhos inéditos dessa lavra, da série Planos de Fuga, deste ano de 2013. Há ainda os pequenos objetos, que se tornam protagonistas de um diálogo inventado entre as fotografias, num jogo de tamanho, forma e atravessamento de linhas e sentidos. É a série Recuso-me a Dar Satisfação, também de 2013.

Entre as principais exposições de Giba Duarte destacam-se a Total Cinema, na Virtual Gallery Interartive, em Fevereiro de 2013, mostra que inclusive foi montada no mês anterior na Galeria Cor, em Florianópolis, Farsa: Não se Compreende Nada Neste Mundo, vídeo instalação integrante da Exposição Coletiva de novembro de 2012, na Fundação Hassis, e a exposição coletiva Rock’n'Roll – MTV Brasil, de Junho de 2008, instalada na Célula Cultural, em Florianópolis.

A exposição Livros fica no Museu Victor Meirelles até 27 de outubro de 2013 e é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.

———————————————————————-

Exposição Temporária: Livros – de Giba Duarte
Curadoria de Fernando Boppré
Período: 21 de agosto a 27 de outubro de 2013.
Abertura: 21 de agosto às 19h
Encontro com os Artistas Giba Duarte e Carlos Asp às 18h.
Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis
Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days