Palestra Sentidos de Vazio

O Museu Victor Meirelles programou para o dia 19 de novembro, próxima terça-feira, às 16 horas, a palestra com a artista plástica e professora de artes visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, Raquel Stolf.

Com o título de Sentidos de Vazio, a proposta da explanação é refletir sobre alguns projetos artísticos em que ocorrem situações de invisibilidade e que articulam sentidos de vazio entre outros espaçamentos, como as opacidades/materialidades do branco, os intervalos de sentido, os silêncios e os vazios plenos.

Serão abordadas propostas de alguns artistas, músicos e escritores, como John Cage, La Monte Young, Robert Barry, Yoko Ono, Yves Klein, Cildo Meireles, Hélio Fervenza, Waltercio Caldas, entre outros. A ideia é também analisar as concepções artísticas de Maurice Blanchot, Roland Barthes e François Cheng, que apontam para alguma potência da interrupção, do esquecimento e da pausa.

Raquel Stolf é mestre e doutora em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É professora adjunta nos cursos de graduação e Mestrado em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

A palestra Sentidos de Vazio será ministrada na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles e tem entrada gratuita.

stolf

Fotos da palestra:

Palestra Sentidos de Vazio
com Raquel Stolf
dia 19 de novembro de 2013, às 16h
Sala de Exposições Temporárias do MVM.