Oficina de Fotografia em Parceria com a Funarte

Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento
com Marcos Issa

Leopoldo Plentz – 1984 – acervo MVM

Leopoldo Plentz – 1984 – acervo MVM

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte-Funarte, realiza nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, uma oficina gratuita na área da Fotografia.

O curso tem como título Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento e será ministrado pelo professor e fotógrafo Marcos Issa. As inscrições são limitadas a um total de 25 vagas e para se inscrever os interessados devem responder a um pequeno questionário e enviar para o e-mail mvm.ac@museus.gov.br até 22 de setembro. O resultado da seleção será divulgado, também por e-mail, até o dia 25 de setembro. O critério de seleção será a análise dessas informações enviadas pelo candidato.

Os dados solicitados para a inscrição são nome completo, telefone, e-mail, um breve currículo e responder às questões: 1) Leu o programa da oficina? Qual o seu interesse nela?; 2) Qual a sua área de atuação? De que forma você lida com fotografia digital? e 3) Trabalha sozinho ou em alguma instituição?

A Oficina

Ao todo são 26 horas/aula, distribuídas nos três dias do curso, das 8 às 18 horas, e as aulas acontecem na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles.

Serão apresentados conceitos de acordo com as diretrizes para a fotografia digital do Updig.org (Universal Imaging Digital Guidelines) e do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow). Principais temas: Por que fotografar em RAW. Como tratar as imagens; gerenciar acervos e arquivar; e trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser bem mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados.

O ministrante, Marcos Issa, é fotojornalista, trabalhou em redações do Rio de Janeiro e São Paulo, até fundar a Agência Argosfoto, em 1995, com trabalhos editoriais e corporativos para diversas empresas. Desenvolveu ainda o banco de imagens da Argosfoto e desde 2006 ministra cursos de “boas práticas” em fotografia digital para fotógrafos. Em 2010 fundou a PrataPixel, especializada em digitalização de fotografias. Atualmente estuda biblioteconomia na FESP/SP.

Outras duas Oficinas

Em outubro, serão abertas inscrições para mais duas oficinas que ocorrerão entre os dias 23 e 26 de novembro. São elas Preservação de fotografias digitais e Impressão de fotografias digitais, ambas com o fotógrafo Millard Schisler, mestre em artes visuais. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o programa e como se inscrever para essas duas oficinas.

——————————————

Oficina “Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento”.
Com Marcos Issa
Dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2015, das 8 às 18 horas
Gratuito com inscrições até 22 de setembro
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Informações: mvm.ac@museus.gov.br  ou  48  3222-0692

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days