Incidente em Tunguska – Conversa com o Artista Pedro Franz

Pedro 2

Recentemente titulado com o mestrado em Artes Visuais pela UDESC, Pedro Franz é o convidado do Museu Victor Meirelles para a Conversa com o Artista desta terça-feira, dia 13 de outubro, às 18h30min, na Sala de Exposições Temporárias.

No encontro Pedro vai apresentar a sua pesquisa de mestrado, Incidente em Tunguska, que incluiu além da dissertação em si, uma publicação em formato HQ e uma exposição. A história em quadrinhos inclusive foi lançada no Rio de Janeiro durante a feira Pão de Forma, realizada no início do mês. A publicação foi contemplada com o prêmio catarinense Elisabete Anderle e, portanto, o lançamento em Santa Catarina acontece no Museu Victor Meirelles, ao final deste evento.

Em Incidente em Tunguska, explica Franz, parte-se de um evento real – a explosão ocorrida no dia 30 de junho de 1908, próxima ao rio Podkamennaya Tunguska, e sobre a qual, até hoje, não existe um consenso a respeito de sua causa e origem – para desenvolver uma narrativa ficcional e uma investigação sobre a história em quadrinhos como mídia, apresentando o projeto como publicação impressa de artista, como exposição e como trabalho dissertativo.

“Apoiando-me em conceitos de Philippe Dubois sobre o cinema de exposição, proponho que também a história em quadrinhos se insere nas artes visuais através da migração de imagens e através da migração de dispositivos. Desse modo, apresento questões sobre artistas que trabalham com os quadrinhos e sobre quadrinistas que experimentam em sua produção posições análogas ao trabalho de artista, mostrando obras que de alguma forma ampliam e alteram a ‘instituição’ da história em quadrinhos. Ainda que cada campo tenha suas especificidades, proponho que é justamente no ponto de intersecção entre eles que reside o que caracteriza aquilo que podemos chamar de história em quadrinhos contemporânea, utilizando aqui o adjetivo não apenas como um sinônimo de ‘atualidade’, mas da maneira como é aplicado a outras expressões artísticas. É nesse lugar híbrido, que lida com questões pertinentes tanto às histórias em quadrinhos quanto à arte contemporânea, que situo Incidente em Tunguska” – analisa Pedro Franz.

Pedro 1

A Conversa com o Artista é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

——————————————–

Conversa com o Artista
Pedro Franz
Dia 13 de outubro de 2015, às 18h30min
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.:  48  3222-0692

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days