Revista Eletrônica Ventilando Acervos n°3 – Chamada de Trabalhos

reva3a

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos convida pesquisadores, estudantes e profissionais de museus brasileiros e do exterior a compartilhar com a comunidade de leitores interessados suas reflexões e atividades realizadas na área da gestão de acervos em museus.

A Ventilando Acervos recebe trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Artigos
  • Relatos de experiências
  • Entrevistas
  • Resenhas de livros, filmes ou exposições.

Os trabalhos devem estar de acordo com os três temas de interesse da Revista:

  • Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus.
  • Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias.
  • Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.

Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”.

O prazo para o envio de trabalhos se encerra no dia 30 de setembro de 2015. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado até dia 30 de outubro de 2015.

A partir deste ano, a Ventilando Acervos conta com uma nova formação em seu Conselho Consultivo, que continuará em definitivo nas próximas edições. Veja na página http://ventilandoacervos.com.br/corpo-editorial/ quem são os novos membros, sua vinculação institucional e seu currículo profissional.

O Conselho Consultivo tem por atribuição a seleção dos trabalhos submetidos à Revista e realizará a avaliação conforme os seguintes critérios:

  • Adequação temática à área de conhecimento da Revista;
  • Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
  • Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
  • Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
  • A organização do trabalho e a argumentação devem ser claras e bem redigidas.

O foco temático e as normas de publicação estão disponíveis para consulta na página da Revista: http://www.ventilandoacervos.com.br.

Os trabalhos publicados pela Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores e podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada.

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062 – é uma publicação científica com periodicidade ANUAL, organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles/IBRAM e com apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM), dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A Ventilando Acervos busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days