Oficina Desenho Criativo do Corpo Humano com Diego de los Campos

Diego de los Campos "Elaela" - Nanquim sobre papel, 42 x 30cm - 2014

Diego de los Campos
“Elaela” – Nanquim sobre papel, 42 x 30cm – 2014

O Museu Victor Meirelles programou para a primeira semana de dezembro a Oficina Desenho Criativo do Corpo Humano. Ministrada pelo artista Diego de los Campos, o curso acontece de 6 a 9 de dezembro, terça a sexta-feira, das 15h30 às 18 horas, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles.

As inscrições já estão abertas, gratuitamente, e devem ser feitas através do e-mail mvm@museus.gov.br. O público alvo é bem abrangente, alcançando tanto as pessoas iniciantes no desenho como as mais experientes, com idade mínima de 12 anos.

O desenho do corpo humano é o tema mais recorrente na História da Arte. Este é elaborado a partir da observação direta dos modelos vivos e também através de fotografias. Entretanto, no momento de criar um corpo humano no papel nem sempre dispomos do conhecimento para permitir que o fluxo da imaginação acompanhe a composição proporcional e anatomicamente correta. Este curso apresenta algumas ferramentas de fácil assimilação que vão permitir ao artista prescindir tanto do modelo como do apoio das fotografias.

No programa da Oficina Desenho Criativo do Corpo Humano estão previstos quatro módulos: Proporções, esquema das metades; Esquema Volumétrico, o corpo no espaço; Músculos, movimentos e intenções e, por fim, O Corpo Poético, a representação esquiva. Os materiais necessários, que o aluno deve trazer para o curso são folhas sulfite, lápis 6b, 4b e 2b, estilete, nanquim e pincéis para aquarela, nas espessuras fina, média e grossa.

Diego de los Campos é graduado em Artes pela Universidade da República, no Uruguai. Reside desde 1999 no Brasil, onde expõe regularmente e participa de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. De 2010 a 2015 foi selecionado em diversos salões expositivos como o de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Xumucuís e Salão de Natal, entre outros. Em 2011 realizou a exposição individual Simpatia, no Museu Victor Meirelles, exibindo trabalhos em animação, fotografia e instalação cinética. Neste ano de 2016 seus trabalhos foram expostos no Museu de Arte de Blumenau, na Sala Municipal Vecchietti, no Instituto Internacional Juarez Machado, no Museu de Arte de Santa Catarina, e na França, no L’espace AP, na cidade de Toulouse. Desde 2010, Diego integra o Coletivo Artístico Nacasa, onde trabalha e ministra cursos regulares de multimídia.

O Museu Victor Meirelles está funcionando na sua sede provisória, que fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

——————————————–

Oficina Desenho Criativo do Corpo Humano
com Diego de los Campos
De 6 a 9 de dezembro – das 15h30 às 18 horas
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Museu Victor Meirelles
Rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro, em Florianópolis
Tel.: 48  3222-092
Entrada gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days