Ciclo de Debates: Caminhos do Contemporâneo

Museu Victor Meirelles e Ceart/Udesc promovem ciclo de debates Caminhos do Contemporâneo

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) recebe, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018, das 14h30min às 17h, o Ciclo de Debates Caminhos do Contemporâneo, sob o tema Aproximações dialéticas entre ver, dizer e fazer no contemporâneo. Trata-se de uma parceria com o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc – que ocorre simultaneamente à exposição Artisticidade no tecido – Articulações Estéticas entre Estampa e Bordado, em cartaz de 24 de outubro a 26 de novembro de 2018, com trabalho manual realizado pelas artistas Paula Rodrigues e Tatiane Rebelatto. A entrada é gratuita e, como as vagas são limitadas, é preciso fazer inscrição prévia pelo link http://bit.ly/semex2 .

A proposta do evento é discutir, de maneira dialética, as comunicações não lineares entre o ver, o dizer e o fazer mediante as temáticas das artes, da moda e do ensino sensível contemporâneo, por meio de diferentes pesquisas e múltiplos olhares. Os convidados são Maria Cristina Volpi (EBA/UFRJ); Mara Rúbia Sant’Anna-Muller (Ceart/Udesc), Fátima da Costa Lima (PPGTT/Udesc); Maria Cristina Rosa da Silva Fonseca (PPGAV/Udesc), Márcia Ramos de Oliveira, Daniela Novelli (PPGH/Udesc), José Alfredo Beirão Filho (PPGMODA/Udesc); Giovana Bianca Darolt Hillesheim (PPGAV/Udesc), Joana Hretzer Brandenburg (PPGT/Udesc), Káritha Bernardo Macedo (PPGAV/Udesc – IFSC-GP), Noeli Moreira (Ceart/Udesc – IFSC-SMO) e Paula Correia (Ceart/Udesc).

Caminho do Contemporâneo


Saiba mais – Exposição Artisticidade no Tecido

Artisticidade é um termo que se refere à situação ou qualidade daquele que é artista. Os experimentos têxteis realizados pelas artistas Paula Rodrigues e Tatiane Rebelatto estabelecem discursos entre arte, design e moda, com temática voltada às imagens africanas. O trabalho é manual, artesanal e tem como suporte o tecido de algodão cru, que sofre interferências de tintas, de linhas e de pedrarias, resultando em peças coloridas, volumétricas, orgânicas e expressivas. No caso do trabalho da artista Paula, a base de suas obras são fotografias de tribos africanas que servem de referência para realizar seus registros bordados.


As artistas

Tatiane Rebelatto é bacharela em Artes Visuais – Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui mestrado em História pelo programa de Pós-graduação em História – PPGAV/UDESC e atualmente é doutoranda em Artes Visuais pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UDESC. Seus estudos concentram-se nas áreas de história da arte das vanguardas, mulheres artistas, design de superfície têxtil e moda.

Paula Rodrigues é mestra em Design pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo – UAM e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É graduada em Design de Moda pela Faculdade Católica do Ceará e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Atualmente é doutoranda em Artes Visuais pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UDESC e atua como docente na Universidade do Estado de Santa Catarina no curso de Bacharelado em Moda na área da Linguagem Visual. É pesquisadora nas áreas do desenho, estamparia e bordado. Portfólio: http://paulailustra.daportfolio.com/


PROGRAMAÇÃO

Dia 24/10 – Desafios do ensinar: território incontornável
Maria Cristina Rosa, Fátima Lima, Giovana Hillesheim. Mediadora: Paula Correia

Dia 25/10 – Ver o invisível: investigações possíveis
Marcia Ramos de Oliveira, Daniela Novelli, Joana Kretzer Brandenburg. Mediadora: Noeli Moreira.

Dia 26/10 – Vestir e despir: reflexões entre a arte, a moda e o ensino
Mara Rúbia Sant’Anna, Maria Cristina Volpi e José Alfredo Beirão Filho. Mediadora: Káritha B. Macedo.


Inscrições:

http://bit.ly/semex2

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO CADERNO CAMINHOS DO CONTEMPORÂNEO

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days