Minicurso: Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima

O Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – promove, em parceria com o Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), o programa de extensão Saberes sensíveis: formação continuada e interação social, que oferecerá, gratuitamente, três atividades de extensão. O primeiro deles, o minicurso Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima, sob o comando da Professora Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller, acontece nos dias 2, 9 e 16 de maio, na sede provisória do Museu (Rua Rafael Bandeira, 41, Centro).

Os encontros, sempre das 15h às 17h, são voltados a professores, interessados em geral e estudantes que trabalham com o campo das artes, da moda e da imagem. Dado o limite de vagas, é necessário efetuar inscrição prévia através do link https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2

No dia 2, o tema abordado será a extensa coleção de Estudo de Trajes de Meirelles. Já no dia 9, o assunto em pauta será “Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história”. Por fim, o minicurso se encerra, no dia 16, discutindo a tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo. Os participantes recebem certificado mediante 75% de presença.

As ações de extensão seguintes estão previstas para o próximo semestre deste ano. O segundo evento, denominado Caminhos do Contemporâneo, reunirá estudiosos para discutir de maneira dialética as comunicações nada lineares entre o ver, o dizer e o fazer mediante as temáticas das artes, da moda e do ensino sensível contemporâneo. O último momento, no formato de seminário de extensão, terá encontros semanais de agosto a novembro, trazendo debates em torno da História da Moda e da Arte, com o objetivo de elucidar conceitos introdutórios do universo da arte e da moda, contemplando pesquisas atuais e discussões pertinentes à moda e arte local e mundial com diversos pesquisadores catarinenses de relevância no campo da arte e da moda.


Estudo de Traje Italiano, Victor Meirelles de Lima, circa 1853/1856, Itália, Aquarela sobre papel, 26,9 x 17,9 cm

Estudo de Traje Italiano, Victor Meirelles de Lima

Atividade I – Minicurso

Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima

Ministrante: Profª. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller

Minicurrículo: Doutora em História pela UFRGS (2005) com pós-doutoramento na Faculté Marc Bloch da Universitè de Strasbourg (2011) e na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Coordenadora do Laboratório de Moda, Artes, Ensino e Sociedade da Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo professora efetiva da instituição e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

02, 09 e 16 de maio de 2018, das 15h às 17h

Museu Victor Meirelles (Rafael Bandeira, 41, Centro, Florianópolis)


Objetivos:

1) Compartilhar os resultados do pós-doutoramento em Artes realizado pela Profª. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller junto à Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre nov. 2016 a out. 2017.
2) Apresentar a coleção de pranchas presentes nos acervos do Museu Victor Meirelles e do Museu Nacional de Belas Artes, apontando aspectos formais e poéticos de seus conteúdos pictóricos;
3) Discutir o processo formativo e a cultura artística do período que dialoga com a produção da coleção;
4) Apontar novos olhares, aproximações e contextualizações da produção.

Dia 02/05 – A extensa coleção de Estudo de Trajes

Encontro destinado à apresentação do conjunto de pranchas produzidas por Victor Meirelles denominado Estudo de Trajes Italianos, discutindo as diferentes denominações do mesmo tema existente em sua produção, as características pictóricas das figuras representadas, a distribuição em diferentes acervos e aproximações com outros artistas e produções ao longo dos séculos. Um encontro de emersão no mundo pictórico dos trajes regionais ou típicos.

Dia 09/05 – Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história

Ocasião em que se mergulha com outros objetivos em meios às pranchas, buscando identificar os códigos do feminino e do masculino das figuras representadas, bem como, os códigos sociais e culturais que os diferentes trajes desenhados expressam. Também os trajes de cena ou figurinos serão tratados em aproximações com obras como a de Racinet, produzidas posteriormente. Em meio a tudo, discussões sobre o estatuto da imagem e de nossas possibilidades de apreensão de seus sentidos.

Dia 16/05 – A tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo

Serão discutidos os modelos formativos dos artistas vigentes no século XIX, na Europa e no Brasil. As viagens à Roma; os Puristas e Nazarenos; as exigências do domínio das técnicas do planejamento e de conhecer o exótico, o “autêntico” e “original”; a Escola de Stagga e os Barbizon serão pontos de discussão como modelos formativos e resultados artísticos se expressam e se intercruzam nas pranchas dos “Estudos de Trajes Italianos” de Victor Meirelles de Lima.

Inscrições: https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2

Certificado com 75% de presença.


Mais informações:
Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC
Rua Rafael Bandeira, nº 41 – Centro – Florianópolis – Brasil
Fone: +55 (48) 3222-0692
E-mail: mvm.ac@museus.gov.br
Site: http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/
Facebook: facebook/museuvictormeirelles

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days