Exibição do filme Sombras da Vida, do diretor David Lowery

A Relação Entre o Tempo e o Patrimônio

O Museu Victor Meirelles programou para esta quarta-feira, dia 4 de julho, às 18h30min, a exibição do filme canadense Sombras da Vida (A Ghost Story), do diretor David Lowery.

Após a sessão haverá uma roda de conversa, com a mediação de Igor Amorim, bibliotecário, documentalista e cientista da Informação pela USP de Ribeirão Preto. Igor é mestre e doutorando em Ciência da Informação pela UFSC.

ghost1A sessão faz parte das atividades da exposição Victor e o Tempo Presente, aberta em 26 de junho, que tem como pano de fundo as reflexões sobre os ciclos da vida e os mistérios da morte, aí inseridas as questões da arte, da cidade e do patrimônio cultural nas obras de Victor Meirelles.

É essa relação entre tempo e patrimônio que serão propostas nas conversas, tendo como ponto de partida que o filme, ao relatar a história de um fantasma e suas interferências no mundo dos vivos, questiona a própria noção do tempo e da memória, nos levando a pensar sobre a nossa própria existência.

ghost2

Escrita e dirigida por David Lowery, A Ghost Story é uma produção independente, vencedora de diversos prêmios e grande sucesso de crítica no Festival de Sundance de 2017. Estrelado por Casey Affleck e Rooney Mara, o filme explora de forma singular temas como legado, amor, perda e existencialismo quando um recém-desencarnado continua a habitar a casa onde morou e tenta se reconectar com sua esposa.

O crítico José Alves analisa que “utilizando como recurso, a linguagem do cinema, A Ghost Story usa o luto e a solidão como pano de fundo para discursar uma alegoria existencialista de forma bastante visual e minimalista, nos fazendo refletir sobre o propósito da humanidade e nós mesmos.

A sessão de A Ghost Story começa às 18h30min e o Museu Victor Meirelles fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro. A entrada é gratuita.


Exibição do filme
Sombras da Vida – CAN, 2017, 90min
Direção de David Lowery
Após a sessão, conversa com Igor Amorim
Dia 4 de julho, quarta-feira, às 18h30min
Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days