Anotação Auto-Ilhográfica

Conversa com a artista Fabiana Wielewicki

Cartaz Anotação auto-ilhográfica (baixa)

Dia 16 de abril, quarta-feira, às 17 horas

Tendo como pretexto a geografia da Ilha de Santa Catarina, a artista propõe uma conversa sobre as imagens idealizadas constantes nos trabalhos realizados sobre a ilha.

Ela mesma explica que “foi num lugar aqui em Florianópolis que comecei o processo de apagamento das imagens da ilha. Pensava que apagava paisagens, mas era a ilha que eu fazia sumir nas fotografias pelo excesso de luz. Com pouca luz quase não capturo a imagem, com muita apago o que ali havia. Apago, portanto, com a matéria que a faz ser uma fotografia. Mais tarde, deixei a ilha propriamente dita e fui parar no Porto.

“No pen drive levei comigo as imagens de um trabalho feito em fotografia — intitulado Do outro lado, de 2008 — que já anunciava um desejo de partida. Coisa romântica mesmo, queria cruzar o Atlântico com a ilha no bolso do casaco. Notei que quanto mais me afasto, mais eu vejo a ilha.

“Uma vez um amigo importante me disse que o ponto fraco do meu trabalho era o romantismo — concordei. Sua dica para que eu o driblasse: faça algo insuportavelmente romântico para chegar até o limite. É confortante notar que sempre encontro algum caco de ironia para camuflar o impulso romântico. Por enquanto: culpo a ilha pelo romantismo, saio dela pela ironia.”

Fabiana Wielewicki é paranaense de Londrina, vive e trabalha entre Florianópolis e Porto. Em 2001 concluiu o curso de bacharelado em Artes Plásticas, na UDESC/Florianópolis, e em 2005 o mestrado em Artes Visuais na UFRGS/Porto Alegre. Atualmente cursa doutorado em Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. Sua produção é centrada nos modos de percepção/construção dos lugares a partir do tensionamento da ideia de imagem. Atualmente investiga operações e procedimentos de construção de narrativas ficcionais principalmente por meio da fotografia e do vídeo.

——————————————————-

Anotação Auto-Ilhográfica
Conversa com Fabiana Wielewicki
Dia 16 de abril de 2014, às 17 horas
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis
Tel.: 48 3222-0692
Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days