“Parede de Azulejos, Está Tudo Bem”, obra da artista Bianca Tomaselli

Parede de Azulejos, Está Tudo Bem, Desenho com fios de cabelo humano - 2014

Parede de Azulejos, Está Tudo Bem, Desenho com fios de cabelo humano – 2014

O Museu Victor Meirelles expõe a partir da próxima quinta-feira, dia 20 de março, às 18 horas, a obra Parede de Azulejos, Está Tudo Bem, da artista Bianca Tomaselli. Segundo a artista o seu trabalho possibilita aprofundar e ao mesmo tempo trazer novos rumos no processo de aproximação com o espaço e a arquitetura.

A proposta de Bianca é dialogar com os elementos da arquitetura e das artes visuais, problematizando os limites do corpo e da intimidade na contemporaneidade. No trabalho a ser apresentado os desenhos feitos com fios de cabelo humano são instalados no espaço da alcova do Museu Victor Meirelles, um aposento íntimo e pequeno, comum nas residências da época, sem janelas e de uso restrito dos seus moradores.

A artista explica que “Parede de Azulejos, Está Tudo Bem parte de uma longa série de desenhos com fios de cabelos humanos realizados ora sobre parede, ora sobre papel. Da experiência cotidiana do fio úmido e mole nos azulejos e linhas de rejunte das paredes do banho, segui um processo de trabalho que aproxima restos, corpo, limites, geometria, contenção, desvio, frustração, limpeza, sujeira, norma e loucura. Nele, frequentemente a associação de um par de opostos, como sujeira e limpeza, ou norma e desvio, por exemplo, se articula de modo que um dos polos sirva de estrutura para o outro, que um não exista sem o outro. Assim, aquilo que se mostra limpo, rígido, calculado, organizado, não termina de remeter-se ao seu extremo. Uma casa um quarto um território. Segurança, ordem, limite e licenciosidades”.

Bianca Tomaselli é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado – UDESC. Possui ainda mestrado em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou as seguintes exposições individuais: Desenhos Usados, no Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro; Trajetórias, na Fundação Joaquim Nabuco, Recife, e Se se Pode por os Cinco Dedos Através é Porque é uma Grade, no Espaço ARCO/SESC, em Florianópolis. Bianca possui ainda obras nas coleções do Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ, Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, Galeria Pilar, em São Paulo e na CG Gallery, em Buenos Aires.

A abertura da exposição acontece às 19 horas, sendo que o Encontro com a Artista se inicia às 18 horas. A entrada é gratuita.

—————————————

Parede de Azulejos, Está Tudo Bem
Exposição de Bianca Tomaselli
Dia 20 de março de 2014
Encontro com a Artista às 18 horas
Abertura da exposição às 19 horas
Até 20 de setembro de 2014
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 3222-0692

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days