Carla Zaccagnini – “Museu das Vistas”

O Museu das Vistas é um projeto de constituição de uma coleção de desenhos realizados por intermédio do discurso. Mais que um conjunto de desenhos de vistas, o MdV é uma coleção de maneiras de olhar, lembrar, descrever, compreender e registrar. Traçados por retratistas policiais a partir de descrições feitas por outras pessoas, os desenhos são feitos a grafite sobre papel autocopiativo e resultam em duas vias, sendo que o original é entregue a quem descreve cada vista e as cópias formam a coleção do MdV.

Em Florianópolis, os desenhos foram realizados pelo retratista Cassius Clay em várias sessões. Após cada sessão de desenhos, as cópias resultantes eram levadas ao Museu Victor Meirelles, alimentando gradativamente a exposição, à medida que foram coletados os registros.

Convite

Cassius Clay desenhando

Sobre a artista:

Carla Zaccagnini é artista plástica e Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Entre suas exposições individuais estão “Até onde a vista alcança” (Galeria Vermelho, São Paulo, 2004); “Fortuna” (Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2002); “Belvedere” (Torreão, Porto Alegre, 2002); “Restauro” (Centro Cultural São Paulo, 2001) e “Desenhos” (Galeria Adriana Penteado, São Paulo, 2000).

Participou das mostras coletivas: “PR 04” (M&M Proyectos, San Juan, Porto Rico, 2004); “Formas de Pensar” (Malba, Buenos Aires, 2004); “Nova Geometria” (Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, 2003); “Imagética” (Fundação Cultural de Curitiba, 2003); “Total Motiviert” (Kunstverein Munchen, Munich, 2003); “The exhibition as a Work of Art” (Parque Lage, Rio de Jenairo, 2003); “Contemporáneos Brasileños” (Centro de Arte Contemporaneo Wilfredo Lam, La Habana, 2002); “Caminhos do Contemporâneo” (Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2002), e “Panorama da Arte Brasileira” (Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2001).

Carla é colaboradora das revistas “ArtNexus” (Bogotá/Miami) e “Arte y Parte” (Santander, Espanha), integra o corpo editorial da Revista Número (São Paulo) e escreve para o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

Vista da exposição

Visitações:

Exposição aberta de 22 de junho a 14 de agosto  de 2005.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: