Fabiana Wielewicki – “2ª Natureza”

No dia 25 de abril de 2007, o Museu Victor Meirelles promove a abertura da exposição “2ª natureza”, da artista Fabiana Wielewicki. São 6 trabalhos fotográficos que integram duas séries realizadas em 2006: 2ª natureza: 8º andar e Recantos, além do o trabalho Azul marinho: díptico de 2007.

Nesta primeira série Fabiana Wielewicki contrapõe o ambiente de seu apartamento a imagens clichê onde o corpo da própria artista aparece como uma indicação para um olhar comovido para a imagem. Tal comoção é, sem dúvida, mais uma das ironias que permeiam a obra da artista.

Já a série Recantos apresenta um contraste entre natureza e artificialidade. Estes trabalhos provocam uma sensação de estranhamento quase que imediata no espectador. Imagens montadas seguindo composições clássicas da fotografia nos tocam pelo contraste entre a natureza e a artificialidade da vegetação de plástico adquirida em lojas de R$1,99.

"Azul Marinho: Díptico", Fabiana Wielewicki, 2007, Florianópolis/SC, Fotografia, 50 x 140 cm
“Azul Marinho: Díptico”, Fabiana Wielewicki

Sobre a artista:

Nasceu em Londrina, PR (1977), vive e trabalha em Florianópolis. Em 2001 conclui o curso de Bacharelado em Artes Plásticas(UDESC, Florianópolis), e em 2005 o mestrado em Artes Visuais(UFRGS, Porto Alegre). Atualmente ministra oficinas de fotografia e arte contemporânea nas unidades do SESC/SC como assessora. A partir do ano 2000 incorpora a fotografia em seu trabalho e produz séries de fotomontagens, foto-objetos e foto-instalações. Sua produção procura indagar questões relativas ao olhar dirigido à paisagem, intermediado pela fotografia, e a construção de pequenas ficções na composição da imagem.

Exposições individuais: Paralaxe (MIS, Florianópolis, 2001), Os Segredos da Boa Fotografia (MASC, Florianópolis, 2003), Paisagem programada (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre, 2005). Principais coletivas: Estranhamento (MAC, Curitiba, 2002), Grafias do Lugar (Itaú Cultural Belo Horizonte, 2002), Rumos da nova arte contemporânea brasileira: Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (Palácio das Artes, Belo Horizonte, 2002), II Panorama da Arte Contemporânea em Santa Catarina(MASC, Florianópolis, 2003), Um território da fotografia (Galeria dos Arcos: Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2003), Efeitos de Borda: subjetividades e espaço público (Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005), Diálogos com a Desterro (Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2006), Pretexto (Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, 2006), Fiat Mostra Brasil (Porão das Artes da Fundação Bienal, São Paulo, 2006).

Vista da exposição

Visitações:

Exposição aberta de 25 de abril a 14 de junho de 2007.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: