Dirnei Prates e Nelton Pellenz – “Exposição Cinema do Acaso”

Vista da exposição

A mostra Cinema do Acaso faz parte de um conjunto de trabalhos recentes do coletivo Cine Água, desenvolvidos a partir da ideia de um cinema mínimo, um cinema feito de situações absolutamente corriqueiras, que se potencializam a partir de um enfoque muito particular.

O coletivo Cine Água, formado pelos artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, vem discutindo, entre suas propostas, questões que buscam a diluição das fronteiras entre o cinema e as artes plásticas. A água, referência sempre presente, é o elo que aglutina uma série de ideias a respeito de deslocamento, lugar, tempo e memória.

Na exposição Cinema do Acaso os trabalhos apresentados, compostos por vídeos e livros, partem do registro de situações triviais que, a partir desta distinção, assumem o papel de um inventário dos deslocamentos dos artistas pelo litoral.

Detalhe de obra

São os próprios Dirnei e Nelton que explicam: “O Cinema do Acaso parte de uma noção de diário de acontecimentos. Os trabalhos foram feitos durante o período em que ficamos na Barra da Lagoa/SC, em 2011 – em torno de 14 dias – e narram, de certa forma, esse cotidiano, sempre tentando manter o foco nas nossas referências. Dessa forma, os trabalhos apresentam esses dados de uma vivência e de descobertas num determinado local, misturados com as possibilidades poéticas que nos contaminaram.”

Cinema do Acaso faz parte de um projeto maior chamado Google Water, que consiste em deslocamentos até cidades que têm a água no próprio nome, de alguma forma. Mapeados esses locais, os artistas então partem em direção a eles com a finalidade de realizar uma ação temporária ou algum tipo de registro que vá gerar um desdobramento do trabalho. Nesta mostra, estão expostos os resultados das visitas feitas à praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC.
Dirnei Prates e Nelton Pellenz possuem trajetórias individuais e já participaram de diversos salões de arte, mostras de cinema e exposições nacionais e internacionais. Trabalham juntos desde 2006 e entre as propostas da dupla estão trabalhos em fotografia, vídeo, intervenções e organização de mostras de cinema expandido.

Detalhe de obra

Entre as exposições do Cine Água, estão Marestesia, na Galeria Ecarta e Aquaplay, na Galeria Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro, ambas em 2011, em Porto Alegre. No ano de 2010, Salas de Chuva, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, na galeria Fayga Ostrower, em Brasília e Cine Água, indicada ao V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na Galeria Lunara; neste mesmo ano, também recebem o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Novas Mídias, pela exposição Infiltração.

Em 2009, realizam o Projeto S.E.C.A., que consistiu em intervenções urbanas em Santa Catarina, recebem indicação ao Prêmio Filme Livre, no CCBB/RJ, pelo filme Tela Branca e são os organizadores da exposição Infiltração, que contou com trabalhos de 32 videoartistas brasileiros espalhados em quatro espaços expositivos em Porto Alegre. Dirnei Prates e Nelton Pellenz vivem e trabalham em Porto Alegre.

A exposição Cinema do Acaso faz parte da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Visitações:

Exposição aberta de 22 de feverieo a 12 de maio de 2013.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: