Oficina de Fotografia em Parceria com a Funarte

Lightroom

Museu Victor Meirelles abre Inscrições

para Oficina de Fotografia em Parceria com a Funarte

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte-Funarte, realiza nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, uma oficina gratuita na área da Fotografia.

O curso tem como título Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento e será ministrado pelo professor e fotógrafo Marcos Issa. As inscrições são limitadas a um total de 25 vagas e para se inscrever os interessados devem responder a um pequeno questionário e enviar para o e-mail mvm.ac@museus.gov.br até 22 de setembro. O resultado da seleção será divulgado, também por e-mail até o dia 25 de setembro. O critério de seleção será a análise dessas informações enviadas pelo candidato.

Os dados solicitados para a inscrição são nome completo, telefone, e-mail, um breve currículo e responder às questões: 1) Leu o programa da oficina? Qual o seu interesse nela?; 2) Qual a sua área de atuação? De que forma você lida com fotografia digital? e 3) Trabalha sozinho ou em alguma instituição?

A Oficina

Ao todo serão 26 horas/aula, distribuídas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 8 às 12h e das 13 às 18h, e 2 de outubro, das 8 às 12h e das 13 às 17h. As aulas ocorrerão no Auditório do Museu Victor Meirelles.

Serão apresentados conceitos de acordo com as diretrizes para a fotografia digital do Updig.org (Universal Imaging Digital Guidelines) e do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow). Principais temas: Por que fotografar em RAW. Como tratar as imagens; gerenciar acervos e arquivar; e trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser bem mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados.

O ministrante, Marcos Issa, é fotojornalista, trabalhou em redações do Rio de Janeiro e São Paulo, até fundar a Agência Argosfoto, em 1995, com trabalhos editoriais e corporativos para diversas empresas. Desenvolveu o banco de imagens da Argosfoto. Desde 2006 ministra cursos de “boas práticas” em fotografia digital para fotógrafos. Em 2010 fundou a PrataPixel, especializada em digitalização de fotografias. Estuda biblioteconomia na FESPSP.

Lightroom

Outras oficinas

Em outubro, serão abertas inscrições para mais duas oficinas que ocorrerão entre 23 e 26 de novembro: Preservação de fotografias digitais e Impressão de fotografias digitais, ambas com Millard Schisler. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o programa e como se inscrever para essas duas oficinas.
—————————————–
Oficina:
“Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento”
Com Marcos Issa

Dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2015, das 8 às 18 horas