Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu do Homem Sambaqui

publicado: 10/05/2021 16h50, última modificação: 10/05/2021 16h50

A quarta live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h desta quarta-feira, 12 de maio de 2021, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr. Os convidados são a museóloga da instituição, Caroline Liebl de Bastos, e o Diretor Administrativo do Colégio Catarinense, Fábio Luiz Marian Pedro. O encontro será mediado pelo museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

O Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr é resultado de anos de dedicação do padre e pesquisador jesuíta João Alfredo Rohr SJ. Além dos artefatos arqueológicos, o acervo possui itens históricos e aproximadamente oito mil objetos dos sambaquis, inclusive esculturas animais em pedra (zoolitos), e cerca de 80 mil fragmentos e algumas vasilhas de cerâmica Guarani. São quase 200 esqueletos, em ótimo estado de conservação, com idade estimada entre 1.055 e 1.552 anos. Uma ala de zoologia apresenta animais de várias espécies conservados através da taxidermia. O acervo ainda apresenta arte sacra, numismática (moedas e cédulas), fósseis com até 225 milhões de anos, utensílios indígenas e outros materiais.

Caroline Liebl de Bastos é graduada em História pela Universidade do Contestado (UnC) em 2013 e em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2019. Atua como Museóloga no Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr SJ desde 2019. Atualmente cursa a Especialização em História e Gestão de Acervos na Universidade de Passo Fundo (UPF/RS).

Fábio Luiz Marian Pedro é graduado em Ciências Contábeis e Pedagogia. Tem especialização em Controladoria pela UFSC e Gestão Empresarial pela FGV. Exerceu os cargos de Auxiliar Administrativo, Assessor Contábil, Contador e, atualmente, exerce a função de Diretor Administrativo do Colégio Catarinense, somando uma experiência administrativa de 30 anos na instituição.

O projeto

“Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história. O conteúdo das próximas lives, nos dias 26 de maio e 09 e 23 de junho, será divulgado posteriormente.

Serviço

O quê: Quarto encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 12 de maio de 2021, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)