MVM participa da Semana de Museus com oficina de stop-motion e mediações

publicado: 08/05/2019 10h56, última modificação: 08/05/2019 10h58

De 13 a 19 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cidadania) promove a 17ª Semana Nacional de Museus, sob o tema Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições. Dentro da programação, o Museu Victor Meirelles oferecerá, em sua sede provisória na Rua Rafael Bandeira, 41, duas mediações especiais para crianças e turmas escolares e oficina de roteiro e stop-motion direcionada a membros do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis.

Tanto a mediação especial Tradições Artísticas na Arte Brasileira do Século XIX: O artista Victor Meirelles como a Histórias do Victor exigem inscrição prévia pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br e acontecem na exposição em cartaz A Casa da Porta Verde, que conta a trajetória do pintor Victor Meirelles, sua relação com Florianópolis e a casa onde residiu. A primeira, direcionada a turmas escolares durante o horário de funcionamento do Museu, apresentará a história do artista e suas influências, como o Neoclassicismo e o Romantismo.

Já a mediação especial Histórias do Victor tem foco em crianças entre sete e nove anos de idade e ocorre no dia 15 de maio, quarta-feira. As pinturas do artista serão trabalhadas de forma lúdica e teatral, com contação de histórias. Por fim, a oficina de Roteiro e Stop-Motion receberá frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis na tarde de 16 de maio, quinta-feira, com o objetivo de criar um roteiro a partir de ideias coletivas dos participantes, considerando-se questões técnicas como iluminação e posição de câmera.

PROGRAMAÇÃO

MEDIAÇÃO ESPECIAL – Tradições Artísticas na Arte Brasileira do Século XIX: O artista Victor Meirelles
Terça a sexta, de 13 a 17 de maio, das 10 às 18h, sob agendamento prévio
Público-alvo: Turmas escolares
Mediação especial na exposição A Casa da Porta Verde, centrada na produção de Victor Meirelles e nas tradições artísticas as quais o pintor esteve vinculado, a exemplo do Neoclassicismo e o Romantismo que predominaram no final do século XVIII e em parte do XIX, na Europa.
Inscrições: mvm.educativo@museus.gov.br

OFICINA – Oficina de Roteiro e Stop-Motion
Quinta-feira, 16 de maio, das 14 às 17h. Turma fechada – CAPS
A oficina, direcionada aos frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis, introduzirá conceitos de organização de ideias e criação de roteiro, com posterior criação de roteiro a partir de ideias coletivas dos participantes, considerando-se questões técnicas como iluminação e posição de câmera.

MEDIAÇÃO ESPECIAL – Histórias do Victor
Quarta-feira, 15 de maio, das 10 às 12h, sob agendamento prévio
Público-alvo: Crianças entre sete e nove anos (8 vagas)
A atividade acontece na exposição A Casa da Porta Verde, onde as obras presentes serão trabalhadas de forma lúdica e teatral, com contação de histórias sobre o artista Victor Meirelles.
Inscrições: mvm.educativo@museus.gov.br