Ibram lança Caderno da Política Nacional de Educação Museal

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lançou, no formato PDF, o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). A publicação reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro, instituída no ano passado, trazendo ainda um breve histórico da educação museal no Brasil, um resumo do processo de construção participativa da PNEM e conceitos-chave que devem guiar o trabalho nesta área.

Caderno-da-PNEM-001Já disponível para download gratuito, a publicação destaca o protagonismo das Redes de Educadores em Museus espalhadas por todo o Brasil e traz ainda textos de especialistas convidados sobre temas relacionados ao trabalho em museus, como acessibilidade, comunidade, mediação, públicos e sustentabilidade, entre outros.

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) participou ativamente do processo, por meio da coordenadora do grupo de trabalho de Estudos e Pesquisas, servidora Rita Coitinho, também integrante da equipe que redigiu o documento e organizou os debates nacionais, e dos servidores Simone Rolim de Moura, participante da Rede de Educadores em Museus (REM) de Santa Catarina, e Rafael Muniz, que participaram da organização e condução dos debates promovidos sobre a PNEM em Florianópolis.

A PNEM - A Política Nacional de Educação Museal é fundamentada em princípios e diretrizes que foram definidos de forma colaborativa após amplo processo de participação que incluiu consulta pública através de plataforma online, a realização de 23 encontros regionais e a aprovação da Carta de Petrópolis (2012) e Carta de Belém (2014) nas respectivas edições do Fórum Nacional de Museus. O documento final foi aprovado na 7ª edição do fórum, realizada no ano passado em Porto Alegre (RS).

O trabalho contou com a participação de servidores do Ibram, educadores e outros profissionais do setor de museus, Redes de Educadores em Museus, professores, estudantes e usuários de museus interessados na organização, desenvolvimento e fortalecimento da educação museal em território brasileiro.

Download: www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf

Publicado em

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days