MVM lança livro em parceria com a Udesc

Scanned Document

O Museu Victor Meirelles (MVM – Ibram/MTur) sediará o lançamento do livro Caminhos do Contemporâneo e Saberes Sensíveis, organizado pela Profa. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC), às 18h30min do dia 19 de fevereiro de 2020, quarta-feira. A data foi escolhida em função da Semana Victor Meirelles, quando é relembrado o falecimento do artista, em 22 de fevereiro de 1903. A publicação é resultado de parceria firmada em 2017 entre o MVM e o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMAES) do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares.

A obra, impressa em 2019 pela Estação das Letras e Cores Editora, é fruto de ciclos de palestras e cursos realizados no Museu Victor Meirelles em 2018, com a proposta de discutir questões pertinentes à contemporaneidade como Ensino, História, Memória, Patrimônio e Artes Visuais. Em 13 artigos, reproduzem-se diálogos produzidos ao longo dos eventos, compartilhando reflexões sobre as temáticas. Os autores são: Amanda Queiroz Campos, Daniela Novelli, Edinéia Pereira da Silva, Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Gabriel Cruz de Souza, Joana Kretzer Brandendurg, José Alfredo Beirão Filho, Lucas da Rosa, Mara Rúbia Sant’Anna, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Maria de Fátima Fontes Piazza, Marinna Sellmer Gonçalves, Neide Köhler Schulte, Paula Rodrigues Correia, Renato Riffel e Tatiane Rabellato.

Saiba mais – Parceria MVM e LabMAES

A parceria com o LabMAES permitiu a realização de muitos trabalhos, como cursos, ciclos de debates, exposições, seminários e outras ações colaborativas, a fim de reacender o interesse do público pela temática da arte, da moda, do patrimônio, do design e do ensino sensível contemporâneo, por meio de diferentes pesquisas. A partir da parceria, ocorreram diversos eventos. O primeiro trabalho conjunto, em 2017, foi o ciclo de debates Caminhos do Contemporâneo: Moda, Arte e Memória, cuja temática foi a moda, seus processos criativos e suas relações com os espaços museológicos e a memória. Já em maio de 2018, foi promovido um minicurso de duração de três encontros, com o título Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima. No semestre seguinte, realizou-se o Curso de Extensão – História da Moda e da Arte I, em um total de 40 horas-aula, nos auditórios do Centro de Artes da UDESC e do MVM, com o objetivo de elucidar conceitos introdutórios, contemplando pesquisas atuais e discussões pertinentes à moda e também da história da arte que permeia o Museu Victor Meirelles. Também em 2018, no mês de outubro, aconteceu o Ciclo de Debates Caminhos do Contemporâneo, sob o tema Aproximações dialéticas entre ver, dizer e fazer no contemporâneo. Os encontros discutiram de maneira dialética as comunicações não lineares entre o ver, o dizer e o fazer mediante as temáticas das artes, da moda e do ensino, por meio de diferentes pesquisas e múltiplos olhares.

Sumário

Prólogo – Parceria e diálogos contemporâneos
Lourdes Rossetto – Diretora do Museu Victor Meirelles

Apresentação – Pela Satisfação do trabalho colaborativo
Profa. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC)

PARTE I – Pelos caminhos da história e do ensino

Do Capitalismo Cultural à Sala de Aula: Tensões no Contexto das Artes Visuais no Ensino
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Em torno de Victor Meirelles: uma casa-museu, um livro, uma tese e um conjunto epistolar no arquivo pessoal do Professor Walter Fernando Piazza
Maria de Fátima Fontes Piazza

Tendências de moda em torno de 1850 na Europa: narrativas visuais, historiografia e práticas vestimentares
Mara Rúbia Sant’Anna

PARTE II – Pelos caminhos das artes

O despertar visível da Bela Adormecida invisível: Relações entre figura e fundo, tempo e imagem dialética na teoria do despertar de Walter Benjamin
Joana Kretzer Brandenburg

Bordaduras na Gravura – Residência Artística e Poesia
Paula Rodrigues Correia

A vanguarda russa vista através de um grupo de mulheres artistas
Tatiane Rebelatto

PARTE III – Pelos caminhos da moda

A Cartografia do Novo: Difusão e Coordenação de Tendências da Moda
Amanda Queiroz Campos

A Criação dos Figurinos da Ópera Rock Frankenstein
José Alfredo Beirão Filho

Sustentabilidade – o reuso do jeans em projeto de extensão do Programa Ecomoda UDESC
Neide Köhler Schulte
Lucas da Rosa
Marinna Sellmer Gonçalves

Masculinidades em cena: história, gênero e design de moda
Renato Riffel

PARTE IV – Pelos caminhos da imagem

A Institucionalização da Indumentária Gaúcha: relatos e imagens que (re)vestem o tradicionalista gaúcho
Edinéia Pereira da Silva

O Peru por Vogue [Paris]: um paraíso que provoca vertigem
Daniela Novelli

Imagens do Artesanato: a visualidade dos artesãos na 1ª feira do Artesanato Catarinense – FECAT (1976)
Gabriel Cruz de Souza

Publicado em