Projetos e Pesquisa

O Programa de Pesquisa é responsável por implementar, organizar e avaliar processos e linhas de pesquisa no Museu Victor Meirelles, bem como publicar resultados e novas informações desenvolvidas pela investigação de assuntos relacionados ao Museu, disseminando conhecimentos e repensando continuamente a vida e obra de Victor Meirelles, as artes visuais e o patrimônio brasileiro.

O MVM utiliza metodologias específicas de pesquisa em consonância com a área ou o objeto de investigação e busca construir seu olhar de forma interdisciplinar atualizando de forma continuada seus conceitos e abordagens.

O projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação, iniciado em março de 2008 com o apoio da Petrobras, consistiu na catalogação da obra completa do artista (obra artística, produção intelectual, documental e textual), reunidas por coleções públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Esse projeto compreendeu também a elaboração e publicação de um livro (Victor Meirelles – Novas Leituras) e a realização de um Seminário. O projeto realizou, ainda, a informatização do Catálogo da Obra Completa de Victor Meirelles, a ser disponibilizado integralmente (em breve) na página virtual do Museu. O projeto Memória e Documentação prevê ainda uma segunda fase de pesquisa, que será retomada no ano de 2015.

A partir da demanda do Programa Acervos na elaboração de uma Política de Aquisições e Descartes de Bens Museológicos para o MVM, foi criado um grupo de estudos aberto à participação externa para levantamento e estudos de referências nacionais e internacionais sobre o tema. O Grupo de Estudos Política de Acervos já realizou dois seminários, idealizou a Revista Eletrônica Ventilando Acervos e realiza encontros periódicos com especialistas e interessados no tema para discussão e relatos de experiências em gestão de acervos.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days