Revista Eletrônica Ventilando Acervos

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos foi idealizada pelos participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos para desenvolver, reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus. A Revista objetiva reunir, por um lado, um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação e ao descarte das coleções. Por outro lado, visa disseminar as experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos. Linhas de concentração:

  • Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus.
  • Colecionismo: debates em torno do ato de colecionar, de reunir elementos da realidade em nível tanto individual quanto coletivo, refletindo sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias.
  • Política de Acervos passo a passo: o lado prático da construção do documento. Como organizar o pensamento e estabelecer um método para elaboração de uma Política de Acervos? Por onde começar? Com quem trabalhar? Quais as influências a considerar e as questões a serem registradas ou omitidas? Como transformar o exercício do planejamento em efetiva ação nos museus?

Pesquisadores e atuantes na área dos museus estão convidados a encaminhar Artigos, Relatos de Experiência, Entrevistas ou Resenhas para serem selecionados conforme Chamada de Trabalhos a ser divulgada anualmente a cada número da Revista. Veja as Normas de Publicação aqui! Convidamos também os profissionais que participam da elaboração de uma Política de Acervos no museu em que trabalha a contar e trocar sua experiência postando comentários na página da Revista. Visite o site da revista aqui:

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days