INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

n. 2 – Editorial

Revista Eletrônica um ponto e outro nº 02 – Mariana Palma

Revista do programa de exposições do Museu Victor Meirelles

Editorial

Nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, a revista eletrônica “um ponto e outro” lança o seu segundo número, dedicado a artista Mariana Palma, que abre exposição neste mesmo dia, no Museu Victor Meirelles.

Dando continuidade à proposta da revista, lançada em outubro de 2006, a segunda edição de “um ponto e outro” reúne reflexões do grupo de estudos e de diversos artistas e pesquisadores convidados. A proposta visa disponibilizar material teórico e educativo sobre a exposição e a artista, a fim de enriquecer a leitura dos trabalhos por professores, alunos e pesquisadores, além do público em geral.

A revista apresenta material para pesquisa, como um banco de imagens, links e currículo da artista, texto crítico especialmente desenvolvido sobre a mostra, de Maria Salete Borba, e uma seção educativa, voltada para o professor que visita a mostra. Esta seção traz um roteiro de temas e referências artísticas, além de propostas de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

Além do conteúdo desenvolvido pelo grupo, a revista ainda inclui uma série de textos das pesquisadoras convidadas, Débora Cota, Ligia Czesnat, Rosangela Cherem e Susana Scramim, que se debruçaram sobre a produção de Mariana Palma para tecer reflexões sobre sua obra e temas como paisagem, filosofia, estética e história da arte. Esta é uma maneira de aproximar ainda mais o Museu Victor Meirelles e o meio acadêmico, permitindo novos intercâmbios, pesquisas e discussões.

Nos “diálogos”, participaram os artistas Diego Rayck, com um projeto de criação de uma aranha articulada e Walmor Correa, com a obra “caixa de música”, uma belíssima fotografia de um pequeno esqueleto em uma redoma de vidro. Wilson Bueno também participa da seção, com fragmentos dos livros “Jardim Zoológico”, de 1999 e “Manual de Zoofilia”, publicado pela Editora Noa Noa, em 1991. Os diálogos propõem uma aproximação, por afinidade ou contraponto, ou mesmo em outras linguagens, entre a obra de Mariana e a produção de outros artistas.

A seção de depoimentos conta com a colaboração de Anita Prado Koneski, Fernando Velazquez, Juliana Monachesi, Reginaldo Pereira, Sandra Cinto e Albano Afonso. Eles tratam de uma maneira mais sucinta os trabalhos da artista e, em alguns casos, comentam um pouco a trajetória ou o seu contato com Mariana Palma.

Além do conteúdo apresentado para o lançamento, a revista ainda prevê a publicação de novas contribuições no decorrer do mês de janeiro.