n. 4 – Editorial

Revista Eletrônica um ponto e outro nº 04 – Fabiana Wielewicki

Revista do programa de exposições do Museu Victor Meirelles

Editorial

Nesta quarta edição, a revista eletrônica “um ponto e outro”, debruça-se sobre a produção de Fabiana Wielewicki. O lançamento da revista, no dia 25 de abril de 2007, coincide com a abertura da mostra 2ª natureza, individual da artista no Museu Victor Meirelles.

Nesta mostra, Fabiana apresenta sua produção recente, com 6 imagens fotográficas, das séries 2ª natureza: 8º andar e Recantos, além do trabalho, Azul marinho: díptico. Contrapondo o ambiente de seu apartamento a imagens clichês de paisagens e justapondo natureza e artificialidade, Fabiana trabalha com uma sensação de estranhamento e apurada ironia.

A revista “um ponto e outro” é uma iniciativa do grupo de estudos homônimo, que desde o segundo semestre de 2006, vem se reunindo quinzenalmente para pesquisar e discutir as exposições temporárias realizadas pelo Museu Victor Meirelles. A idéia da publicação é ampliar a visibilidade das questões trabalhadas pelo grupo, bem das colaborações de outros artistas e pesquisadores convidados.

Nesta edição, excepcionalmente, a revista já conta em seu lançamento com a entrevista de Fabiana para a jornalista Néri Pedroso. Esta novidade deve-se a proximidade de Fabiana, que além de residir na cidade de Florianópolis, também integra o grupo de estudos. Isto tornou o processo de pesquisa e desenvolvimento da revista diferenciado, na medida em que o grupo pôde contar com a participação da artista em todos os encontros. Esse contato mais direto, possibilitou uma aproximação muito densa e afetiva com a produção da artista. Fabiana trouxe uma série de depoimentos ao grupo, apresentou diversos trabalhos de sua produção recente, as reflexões de sua dissertação de mestrado e acompanhou de perto todo o processo de elaboração da revista.

A revista conta com textos de Maria Salete Borba e Aline Dias, integrantes do grupo, além das convidadas Gabrielle Althausen, Anita Prado Koneski, Heloísa Espada e Bianca Tomaselli. A revista, até o término da mostra, contará ainda com um texto de Victor da Rosa.

Nos depoimentos, textos de Valdemir Klamt, Fernando Lindote, Letícia Cardoso e Nara Milioli, profissionais atuantes na área de artes de Santa Catarina que acompanham de diferentes formas o trabalho da artista. Além destas colaborações, a revista contará ainda com depoimentos dos artistas Flávio Gonçalves e Mariana Silva da Silva, que entraram em contato com a produção da artista no período em que Fabiana viveu em Porto Alegre. Os depoimentos são comentários informais de outros profissionais, que exploram o contato com a artista, partindo de observações críticas e afetivas sobre sua produção e trajetória.

Na seção “diálogo” são articuladas ‘conversas’ entre a produção de Fabiana e de outros artistas, como um pretexto para discutir pontos de encontro entre produções artísticas diversas e ampliar as discussões acerca da arte e do seu campo. Para esta edição foram convidados os artistas Daniel Acosta, Cau Holleben, Patrícia Laus, Traplev e Zé Antonio Lacerda. Além disso, a seção inclui fragmentos do escritor Sérgio Medeiros e um link para o trabalho Postcard do artista Lucas Bambozzi. A seção ainda contará com trabalho da artista Glaucis de Moraes, até o encerramento da mostra.

Nesta edição, o site também conta com uma seção de atividades educativas, voltada para o professor que visita a exposição, links, referências para pesquisa de publicações sobre a artista, um currículo ilustrado com as principais exposições de Fabiana e, ainda, um banco de imagens com os trabalhos que integram a mostra e uma documentação de trabalhos anteriores. Durante o período da mostra, esta seção será atualizada com imagens da exposição e do processo de montagem.

A visitação da mostra 2ª natureza encerra-se no dia 14 de junho de 2007 e, durante este período, o conteúdo da revista será ampliado com textos de outros integrantes do grupo, além das contribuições de novos convidados.

Aproveitamos a ocasião desta quarta edição, para agradecer a todos, que com muita generosidade e de diferentes maneiras, vêm contribuindo para a realização desta revista.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days