INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

n. 4 – Links e referências

Revista Eletrônica um ponto e outro nº 04 – Fabiana Wielewicki

Revista do programa de exposições do Museu Victor Meirelles

Links e referências

Referências:

Mapeamento Nacional da Produção Emergente 2001/2003. São Paulo: Itaú Cultural, Imprensa Oficial do Estado e Unesp, 2002.
Mapeamento Nacional da Produção Emergente 2001/2003. São Paulo: Itaú Cultural, Imprensa Oficial do Estado e Unesp, 2002.

“Em Monólogo, as janelas de Fabiana Wielewicki – sempre a mesma janela – reificam o lugar nomeado em diferentes lugares. Ao serem organizadas como frase composta da repetição de uma só palavra, atualizam (e cristalizam) a fugacidade do vislumbre, que terá de ser suposto (ou inventado) pelo observador. Pois elas subtraem a paisagem. Oferecem somente a moldura. Despertam nossa curiosidade e negam-se ao que nos convidam a fazer – ver além, ver através. Nos propõem um lugar receptáculo.”
(Marília Panitz, p.141)

segredos1capa segredos2capa

WIELEWICKI, Fabiana. Os Segredos da Boa Fotografia.
Catálogo da mostra Os Segredos da Boa Fotografia. Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC. (2003) e SESC-SC (2007- 05).

segredos2a segredos2c

“O deslocamento que realiza ao levar uma exposição foto-amadora (produção ingênua conceitualmente anacrônica) para o espaço institucional da arte, insinua uma composição menos precisa do sentido da inscrição da produção por parte das instituições que formam o circuito.”
(Fernando Lindote, p.24)

 

SILVEIRA, Paulo (org). Ciranda: ensaios em narrativas visuais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
SILVEIRA, Paulo (org). Ciranda: ensaios em narrativas visuais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

“indo de barco?
Bata algumas fotos do parapeito e, então, para acrescentar perspectiva à cena, recue e inclua a parte da balaustrada, botes salva-vidas ou ainda alguns companheiros de viagem no primeiro plano.
Cuidando com os respingos de água nas lentes.”
(Fabiana Wielwewicki, p.56)

sm

MAKOWIECKY, Sandra. Culturas Jovens Urbanas e Interatividades Contemporâneas – uma visão nas artes plásticas. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes. Florianópolis-SC.

“O modelo representacional para esse novo urbanismo de movimento perpétuo no qual imagens fátuas e cenas maravilhosas deslizam lado a lado em justaposições paradoxais e alusões magnéticas: é o cinema e a televisão, com suas tomadas em movimento, aproximações, câmeras lentas, sua experiência explorada de choque e as colisões de seu efeito de montagem. Essa cidade contemporânea é puro espetáculo escolhendo um olhar programado e projetado.”
(Sandra Makowiecky, p.13)

links:

http://charles.narloch.com/sispub/ver/1321/galeria/283/foto/8691
Informações e imagens da mostra “Campo aberto- ação documento obra”.

http://www.museuvictormeirelles.org.br/exposicoes/victor_meirelles/dialogos.htm
Participação da artista no Projeto Diálogos com a Desterro, Museu Victor Meirelles.

http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_dentrodocampus_bjehg.html
Fala da artista sobre amostra: “Os Segredos da Boa Fotografia”, Campus da Univali, São José

http://www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel24/SandraMakowiecky.pdf
Sandra Makowiecky em texto no qual aborda a representação da cidade pela artista (dentre outros) como uma categoria de análise do fenômeno urbano.

http://www.ric.sc.gov.br/publicacao.php?id=372
Com imagem da obra da artista e texto sobre o Projeto Pretexto – desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (SESC/SC), Florianópolis, 2006.