INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Funcionamento do Museu

publicado: 19/03/2020 17h43, última modificação: 22/08/2022 15h07

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) está aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10 às 15h, exceto feriados. A entrada é gratuita.

Continuam em vigor as medidas de distanciamento social, higienização constante do ambiente, uso de álcool 70%, uso de bebedouros somente com copos individuais e a recomendação do uso de máscaras.

É possível visitar a Casa Histórica onde viveu o artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903), um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX. Trata-se de um antigo sobrado luso-brasileiro do final do século XVIII que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952.

Na Casa Histórica,  está em cartaz a exposição “Da arte à nação: construções”, em comemoração aos 190 anos do nascimento de Victor Meirelles de Lima (1832 – 1903) e aos 200 anos da Independência do Brasil. Três módulos apresentam aspectos biográficos do artista, o processo de construção da arte acadêmica e estudos e esboços das cenas da Batalha dos Guararapes e da Guerra do Paraguai.

Na Sala de Exposições Temporárias, a exposição “Glauco Rodrigues: entre trânsitos” reúne 25 gravuras que fazem parte do acervo do Museu desde a doação realizada por Norma de Estellita Pessôa, viúva do artista, em 2018. Glauco Rodrigues (Bagé-RS, 1929-2004), autodidata, não se ateve a uma única técnica ou filiação estética. Herdeiro do Grupo de Bagé, transitou constantemente pelas vanguardas de seu tempo. Foi exímio retratista e é bastante conhecido pela sua influência pela Pop Art, pelo modernismo e pelo Tropicalismo. A exposição apresenta serigrafias, litografias e uma linóleogravura produzidas entre 1970 e 1993 que representam um breve recorte da obra do artista.

No momento, o elevador passa por manutenção. Não é possível o uso de guarda-volumes e audioguias. Visitas técnicas, escolares ou de grupos devem ser agendadas previamente pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br. Solicitações de pesquisa no acervo museológico podem ser realizadas pelo e-mail mvm@museus.gov.br. As consultas presenciais à Biblioteca ocorrerão de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, com marcações pelo e-mail mvm.biblioteca@museus.gov.br e com antecedência mínima de 48 horas.

Grupos e instituições podem solicitar o uso do Auditório para eventos e reuniões de cunho educativo e cultural pelo email mvm@museus.gov.br e com antecedência mínima de 48h. A capacidade máxima do Auditório é de 30 pessoas, não é permitido coffee break e o Museu não dispõe de uma equipe de apoio.

Nosso acervo também está disponível para consulta online na Plataforma Tainacan. Acesse em http://museuvictormeirelles.acervos.museus.gov.br/