INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Rodolfo Amoedo – “Estudos Preparatórios”

Desenho preparatório para o Último Tamoyo , s.d. Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)
Desenho preparatório para o Último Tamoyo , s.d.
Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)

Esta exposição proporciona um oportuno “insight” sobre o processo criativo dos artistas brasileiros durante o século XIX.

Através dos estudos preparatórios para as grandes composições, pode-se aquilatar o grau de destreza técnica e apuro formal, atingidos por um dos mais populares pintores brasileiros do século passado: RODOLFO AMOEDO. Não houve pretensão de esgotar um tópico tão importante como o da análise dos estudos preparatórios, como gênero. Bem ao contrário, esta mostra procura, apenas, singularizar um aspecto típico deste tipo de obra: a extrema atratividade que apresenta por sua condição de obra inacabada quando, frequentemente, sugere uma espontaneidade tão grande que, não raro, é de qualidade superior à pintura definitiva. Rodolfo Amoedo não considerava estes trabalhos obras independentes. Hoje, porém, a qualidade intrínseca de vários deles, permite que os consideremos como tais.

Foram selecionados para esta exposição, esboços realizados em Paris em 1883, para o “ÚLTIMO TAMOIO” e para “PARTIDA DE JACOB” e estudos para “EROS E A NOITE”, “BANDEIRANTES”, “O ECO” e “MÃE D’ÁGUA” realizados no Rio de Janeiro. Refletem a influência do desenho de seu mestre na Ecole des Beaux Arts, Alexandre Cabanel (1823-1889).

Estes trabalhos são, em sua maioria, peças tão instrutivas e tão belas que não poderão deixar de estimular a inteligência e a sensibilidade de todos.

Acreditamos que é um evento condígno neste início de colaboração entre o Museu Victor Meirelles e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

Pedro Martins Caldas Xexéo
Janeiro de 1995

Visitações:

Exposição aberta de 22 de fevereiro a 21 de maio de 1995.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações:

(48) 3222-0692
museuvictormeirelles.museus.gov.br
mvm@museus.gov.br