Cerimônia de entrega da sede ocorre dia 25 de maio

publicado: 23/05/2019 15h23, última modificação: 29/06/2022 16h00

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Ministério da Cidadania) receberá, neste sábado, 25 de maio, às 11h, o prédio que abriga a sua sede, em cerimônia promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que coordenou as obras de Restauração e Ampliação com investimento do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, totalizando R$ 4,82 milhões. Ainda não há previsão de abertura ao público, pois novas etapas serão executadas, a exemplo de aquisição de mobiliário e demais projetos complementares, bem como a mudança do acervo.

O projeto integrou os dois edifícios – o antigo sobrado luso-brasileiro, do final do século XVIII, que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952, casa onde nasceu o artista, e o edifício adjacente, da década de 60, cedido pelo governo do Estado de Santa Catarina, ampliando a área do MVM de 400,00 m² para 740,00 m².

A instituição museológica recebeu um elevador que atenderá simultaneamente os dois edifícios, configurando-se como forte elemento de ligação entre as diferentes arquiteturas. O ambiente interno agora dispõe de um auditório, uma grande ala de exposições temporárias, além de salas para oficinas de arte diversas. Foi incluído um espaço de convivência social, que servirá para contribuir com a manutenção e sustentabilidade do museu.

Além disso, o museu passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação, implantação de condições de acessibilidade e segurança. Durante as obras, que contaram com participação da Prefeitura Municipal e do Governo de Santa Catarina, o Museu Victor Meirelles permitiu ao público conhecer mais sobre a restauração e também sobre o trabalho de arqueologia conduzido no local.

Serviço:
Entrega da obra de restauração do Museu Victor Meirelles