INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Museu Victor Meirelles ganhará anexo

publicado: 01/04/2014 11h44, última modificação: 03/09/2014 13h10

Após exame das comissões de Constituição e Justiça, de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, foi aprovada em plenário, no dia 21 de maio, a redação final do Projeto de Lei 0576.3/2013, que autoriza o Governo do Estado a doar imóvel no município de Florianópolis ao Museu Victor Meirelles, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O projeto  foi enviado ao governador catarinense para sanção da Lei e publicação no Diário Oficial.

“Assim poderemos realizar, até 31 de julho, conforme cronograma do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC), o processo licitatório das obras do projeto Revitalização e Ampliação do Museu Victor Meirelles, a ser executado com os recursos do PAC Cidades Históricas”, informou a diretora do museu, Lourdes Rossetto.

O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, informou a presidente do Iphan, Jurema Machado, e ao coordenador do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, sobre o ato, que vem garantir o cumprimento dos cronogramas.

Destacou a importância da doação do prédio anexo ao Museu Victor Meirelles, o que garante a expansão das atividades e programas da instituição. “Há muito anos sonhado, esse projeto vira realidade”, afirmou Angelo Oswaldo. A ação promoverá ainda um impacto positivo na vida cultural catarinense e na “valorização da memória de um dos maiores pintores do Brasil”.

Para a oficialização da doação, com a entrega das chaves do edifício e também para a comunicação à sociedade do início das obras no museu, deverá ser promovida uma solenidade no mês de agosto.

Texto: Ascom/Ibram