Projeto Tainacan vai disponibilizar acervo do Museu Victor Meirelles na internet

publicado: 17/12/2018 09h57, última modificação: 17/12/2018 10h00

20181213-1961Encontro promovido no dia 13 de dezembro de 2018 no Museu Victor Meirelles.
rédito de imagem: Ana Viegas.

Todo o acervo do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) estará em breve disponível para consulta e pesquisa online graças à ferramenta Tainacan – plugin para WordPress de código aberto, voltado à gestão de acervos culturais de arquivos, bibliotecas, museus e cinematecas. Nesta quinta-feira (13/12), equipe composta por membros do MVM, do Ibram, da UnB, da UFG e da UFSC se reuniu para apresentação do repositório digital, que é resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Goiás, com adesão do Instituto Brasileiro de Museus.

Durante o encontro, o Museu Victor Meirelles exibiu o projeto de pesquisa Victor Meirelles: Memória e Documentação e os presentes debateram maneiras de os dois programas dialogarem. Com o Tainacan, a ideia é que o site institucional do Museu abrigue informações completas sobre o seu acervo e seu projeto, disponibilizando, também, imagens em alta resolução de suas coleções para download gratuito. Hoje, o MVM possui duas coleções, entre pinturas e desenhos de Victor Meirelles e de artistas modernos e contemporâneos. Novas reuniões estão planejadas para os próximos meses para viabilização do Tainacan. Mais informações em http://tainacan.org.

Saiba mais – Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação

O Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação compreende a criação de um Banco de Dados e Imagens da obra completa (desenhos, pinturas, estudos, projetos, relatórios, cartas, etc.) do artista Victor Meirelles e de todo o acervo textual, iconográfico, museológico e arquitetônico (retratos do artista, notícias na imprensa, biografias de VM, bens móveis e imóveis, etc.) que contextualize sua vida e sua obra, no Brasil e no exterior, do século XIX aos dias atuais. Esse projeto compreende também a realização de um livro, de um seminário e de uma exposição itinerante. Foi iniciado em março de 2008 com o apoio da Petrobras.