INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Semana de Museus – 2005

“Museus: Pontes entre Culturas – 
Diversidade Museal, Construindo Identidades”

OFICINAS NO MUSEU VICTOR MEIRELLES
Inscrições abertas

O Museu Victor Meirelles promove, na Semana de Museus 2005, uma programação especial que tem como objetivo criar oportunidades para a discussão das práticas museais no Estado de Santa Catarina.

Ao longo dessa Semana, entre as atividades, serão realizadas duas oficinas que pretendem abordar os fundamentos e conceitos de museologia, de modo a aprofundar o conhecimento técnico e também a reflexão critica sobre os processos museais.

PATRIMÔNIO E MUSEU: AÇÃO EDUCATIVA E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
com a Profª. Drª. Elisabete Tamanini (IELUSC) e participação do Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Reis, apresentando a curadoria da nova exposição permanente Victor Meirelles – Construção

Data: 16 e 17 de maio de 2005
Horário: das 9h às 12h, das 14h às 18h

A oficina tem como objetivo apresentar conceitos de patrimônio, cultura e educação buscando a interface entre preservação, museu, turismo e o desenvolvimento local. Busca também refletir sobre as ações museológicas, patrimoniais e conservacionistas a partir das políticas públicas e discutir princípios da formação pedagógica nas ações patrimoniais, turísticas e ambientais. Serão apresentados conceitos e processos de organização de Projetos educativos em Museus e a oficina proporá uma reflexão sobre a necessidade de se estruturar planejamentos comunitários respeitando os diferentes atores sociais.

MUSEUS DE ARTE: HISTÓRIA E ARQUITETURA 
com a Profª. Drª. Helouise Costa (MAC – USP)

Data: 19 e 20 de maio de 2005
Horário: das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30

A oficina visa apresentar um panorama histórico do museu de arte, tendo como foco principal de interesse a arquitetura e as formas de organização dos espaços expositivos. O objetivo é fornecer subsídios para o entendimento do museu de arte e dos espaços de exposição como fenômenos historicamente determinados. Serão abordados as transformações do colecionismo ao museu, os espaços expositivos das vanguardas históricas, as relações entre o Museu moderno: o espaço transparente e o cubo branco e o Museu contemporâneo: o espaço como espetáculo.

Pré-inscrição:
As oficinas são gratuitas e serão oferecidas 30 (trinta) vagas. Os interessados devem encaminhar pedido de inscrição, contendo dados pessoais, carta de intenção e currículo para:

Museu Victor Meirelles: Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis-SC
ou através do email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br, até o dia 11 de maio

Sobre os ministrantes:

Elizabete Tamanini é doutora em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP. Diretora da Faculdade de Turismo com Ênfase em Meio Ambiente e Coordenadora de Pós-graduação, pesquisa, Extensão e Relações Comunitárias do Instituto Superior Luterano de Santa Catarina/IELUSC. Pelo Convênio entre NEMU e IELUSC, contribui com assessoria para este Núcleo.

Paulo Roberto de Oliveira Reis é curador, crítico de arte e professor do Departamento de Arte da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Realizou pesquisa visual, histórica e crítica do acervo do Museu Victor Meirelles para realização da curadoria da exposição permanente Victor Meirelles – Construção.

Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo/ USP. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP, ministra disciplinas nas áreas de fotografia, museologia e arte contemporânea em cursos de graduação e pós-graduação.