História do Cinema e Cinema na História

com Diogo Benoski

17 e 18 de julho de 2008 das 14h às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O cinema foi a primeira mídia capaz de promover uma transformação nos costumes de época e alcançar influência em escala mundial. Ao longo de sua história, o cinema viveu diferentes fases e apresentou características específicas. A oficina que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho no Museu Victor Meirelles irá instrumentar os ouvintes a reconhecer e criticar estes diversos aspectos da História do Cinema, a partir de uma perspectiva histórica. Busca-se assim analisar variadas etapas de transformações da linguagem cinematográfica, sejam elas estéticas, tecnológicas, estruturais, narrativas ou ideológicas.

Programa:
Origens do cinema; constituição da linguagem cinematográfica; vanguardas européias: expressionismo, construtivismo, surrealismo; a introdução do som no cinema; cinema de gângster e cinema de horror; cinema noir e neorealismo italiano, o new american cinema e o surgimento dos blockbusters.

Sobre o ministrante:
Diogo Benoski é historiador graduado pela UFSC. Mestre na área de História Cultural pela UFSC, com ênfase em História do Cinema e doutorando, na mesma área, com especialização em Cinema da Década de 1930 e 1940, também pela UFSC.

Inteiramente gratuito, tem como público-alvo estudantes e demais interessados no estudo do Cinema e da História do Cinema. A carga horária do curso é de 08h/a distribuídas em duas tardes das 14h às 18h. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.

Pré-inscrição até 10 de julho de 2008

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de julho de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 14 de julho.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

historiadocinema1