INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Curso Plural: Formação sobre Inclusão por meio da Arte

cursoplural

Ministrantes: Aline Langendonck, Ynaiá Barros, José Cavalhero

09, 11, 13 e 14 de junho de 2008
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Turma 1: 09h -12h
Turma 2: 14h – 17h

Nos dias 09, 11, 13 e 14 de junho de 2008, o Museu Victor Meirelles irá receber a equipe do Programa Plural, do Instituto Rodrigo Mendes, que irá ministrar um curso voltado para profissionais que atuam na área de Educação Especial.
Este curso tem como objetivo promover a inclusão, por meio da arte, estimular o uso de linguagens artísticas em salas de aula inclusivas e discutir o percurso do professor na elaboração de sua prática docente. O curso começa com uma atividade que remete à memória da infância dos participantes com relação à deficiência e à arte. Após o exercício em torno da memória, o Programa oferece uma seqüência de oficinas criadas pela equipe de artistas-educadores do Instituto Rodrigo Mendes, a saber:

1.A mudança do olhar e a quebra de padrões: Quatro Retratos;
2. Novas possibilidades criativas: Corpo em Movimento;
3.Singularidade: Campos e Espaços e Espaço e Oficina Desenho de Ouvido;
4.Descontrole: Descontrole;
5.Acessibilidade: Arte Postal;
6.Potencial do Invisível: Esquecer de Lembrar.

As atividades propostas funcionam como uma porta de acesso às reflexões sobre o processo de inclusão na escola regular. Como complemento dessa dinâmica de experimentar/refletir, em cada oficina será apresentado referências da História da Arte que ajudarão a ampliar o repertório dos professores e favorecerão o estabelecimento de conexões capazes de ampliar o seu olhar sobre a prática docente.

Inteiramente gratuito, tem como público-alvo professores de escolas da rede pública envolvidos com o tema da inclusão e educadores que atuam em museus. Serão compostas duas turmas do Curso Plural no Museu Victor Meirelles, uma no período matutino e uma no período vespertino. A carga horária do curso é de 20horas distribuídas em 4 dias (09, 11, 13 e 14 de junho). O horário matutino será das 09h às 12h e o vespertino das 14h às 17h.

Pré-inscrição até 03 de junho de 2008

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 03 de junho de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 05 de junho por e-mail.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

Sobre os ministrantes:

José Cavalhero Simon Júnior é formado em Educação Artística pela FAAP e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP. Atualmente é o Coordenador Pedagógico em Artes do Instituto Rodrigo Mendes.

Aline van Langendonck é formada em Artes Plásticas pela FAAP e é mestranda na ECA-USP. Atualmente ministra cursos de Artes Visuais para crianças, jovens e adultos no projeto Singular e atua na formação de professores no projeto Plural.

Ynaia de Paula Souza Barros é formada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, onde concluiu o mestrado sobre a representação da paisagem por meio do desenho em 2005. Atua como artista e educadora no programa gravura na Kombi (ateliê de gravura itinerante) e é doutoranda na mesma Unicamp com uma pesquisa sobre a cor e a forma na representação do espaço da paisagem e é educadora do Instituto Rodrigo Mendes.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos de São Paulo. Segue os princípios da filosofia de Inclusão Social, também adotada por órgãos internacionais, como a UNESCO. Ele é comprometido com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte, desenvolvendo programas de formação e geração de renda, além de cursos, oficinas e exposições.

O quê: Curso Plural: Formação sobre inclusão por meio da arte
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Quando: 09, 11, 13 e 14 de junho de 2008
Turma 1: 09h – 12h
Turma 2: 14h – 17h
Quanto: Gratuito