Exposição do Grupo 2000e8

Domando o Quarto 103x154cm óleo.verniz.grafite e fita adesiva sobre papel

16 de abril a 20 de junho de 2008

Na próxima quarta-feira, 16 de abril, o Museu Victor Meirelles promove a abertura da exposição coletiva do Grupo 2000e8, composto pelos artistas Ana Elisa Egreja, Bruno Dunley, Marcos Brias, Marina Rheingentz, Regina Parra, Renata de Bonis, Rodolpho Parigi e Rodrigo Bivar. O que liga estes 8 artistas é a técnica de que eles se utilizam em seus trabalhos: a pintura. Cada artista utiliza-se da pintura a seu modo, criando-se assim uma exposição heterogênea, repleta de concepções do que pode ser uma pintura. Figurativas ou abstratas, sobre papel ou tela, em óleo, óleo e cera, acrílica, tinta serigráfica ou até mesmo fita adesiva. Tamanha variedade de técnicas e materiais utilizados por jovens artistas proporcionam aos visitantes da mostra um novo jeito de ver aquele velho jeito de fazer.
Serão 10 obras expostas e é a primeira vez que uma exposição coletiva é selecionada pela comissão do Edital de Exposições Temporárias do museu. Antes da abertura, às 18h, 5 dos oito artistas estarão presentes no museu para uma conversa informal com o público.

Nesse mesmo dia acontecerá ainda o lançamento da seguinda edição da revista Cultura e Pensamento. De tiragem trimestral, com o patrocínio da Petrobrás, a revista tem distribuição gratuita e sua versão digital pode ser acessada pelo site: http://www.cultura.gov.br/programa/index.php?p=31400&more=1&c=1&pb=1 . Ela tem como objetivo o debate de temas contemporâneos, contando com colaboradores de vários estados e de diferentes pontos de vista teóricos. Este número conta com a participação de Kiki Mazzucchelli, Daniel Hora, Consuelo Lins, Fernando Oliva, Fernanda Lopes, Kátia Maciel, Cecilia Cotrim, Marcelo Rezende, Jorge Mario Jáuregui; que escrevem a partir da participação brasileira na 12ª Documenta, ocorrida na cidade de Kassel, na Alemanha, que contou com a participação dos artistas brasileiros Ricardo Basbaum, a dupla Maurício Dias e Walter Riedweg, e Iole Freitas, ao lado do arquiteto Jorge Mario Jáuregui.

Sobre os artistas:
Ana Elisa Egreja é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e cursando pós graduação pela Escola de Comunicação e Artes – ECA – USP. Expôs em 2006 na 10ª Bienal de Santos, São Paulo; em 2007 na 32º SARP – Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto. Neste, recebeu o Prêmio Aquisição. Recebeu ainda a Menção especial do Júri no 37º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.

Bruno Dunley é formado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina – FASM. Participou em 2005 do 17º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande; realizou ainda duas individuais, uma em 2007, Atelier 397, e em 2005, 5º Exposição de Verão na Silvia Cintra Galeria de Arte.

Marcos Brias é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Participou da exposição 4 pintores no ateliê casa 4; recebeu o Prêmio Chamex de Arte Jovem – Instituto Tomie Ohtake e participou ainda do 33º , 34º e 35º Anual de Artes FAAP.

Marina Rheingantz é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Participou das exposições Naturalmente Artificial, 2008; e do 4º Salão de Artes Plásticas Alfredo Mucci. Em 2004 recebeu o Prêmio Menção Honrosa no 4º Salão de Artes Plásticas Alfredo Mucci.

Regina Parra é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, estudou também na École Nationale Supérieure Des Beaux-Arts – Paris – França e a Escola De Artes Visuais Do Parque Lage – Rio de Janeiro. Participou do 37º, 38º (quando recebeu o prêmio 1º lugar) e 39º Anual de Artes FAAP, da Coletiva de Inauguração Galeria Florence Antonio na Casa dos Macacos e da exposição As constituições do Brasil no MAB,.

Renata de Bonis é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Expôs no Salão de Artes Visuais de Vinhedo em 2003 onde recebeu o Prêmio Menção Honrosa, participou do 37º Salão de Piracicaba em 2005, da exposição 4 Pintores em 2006, do 35º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo e do 35º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em 2007 onde recebeu o Prêmio Aquisição.

Rodolpho Parigi é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Participou do Programa de Exposições 2007 do MARP com uma exposição individual, participou ainda do 35º e 38º Anual de Artes FAAP; da exposição 4 Pintores em 2006; do Projeto Pátio na Galeria Nara Roesler, da exposição Naturalmente Artificial em 2007 e, neste ano, da Feira Arco de Madri.

Rodrigo Bivar é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pós graduado pela Escola de Comunicação e Artes – ECA – USP. Expôs no 15º Salão de Arte Cascavelense, no 35ª Anual de Artes FAAP em 2003; no 35° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em 2007. Recebeu o Prêmio Menção Especial no 30º Salão Jovem C.C.B.E.U – Santos, o Prêmio Menção Honrosa no 15º Salão de Arte Cascavalense e o Prêmio 2º lugar no 35ª Anual de Artes FAAP.

Visitação:
De 16 de abril a 20 de junho de 2008