Terra Madeira e Trilho

Roberto Moreira Junior

Dia 30 de julho às 18h

livroroberto

O livro resgata a memória recente das paisagens da quase centenária Estrada de Ferro do Contestado (1910/2010), que passa na cidade de Caçador – centro-oeste do estado de Santa Catarina (cerca de 80 mil habitantes). As fotografias – analógicas – tiradas entre 1995 e 2005 registram a transformação da paisagem e retrata seus habitantes que utilizam a antiga estrada de ferro como passagem do bairro para o centro da cidade. Hoje a paisagem se modificou, notando-se a preservação da linha de ferro. “Onde via-se asfalto por cima dos trilhos, hoje já estão descobertos aguardando a restauração para a passagem do trem…”, a estação ferroviária, uma das mais imponentes da região foi restaurada e hoje abriga a Fundação Cultural do Município.

Contribuindo para a valorização da memória, o livro também possibilita um outro olhar sobre o tema, disponibilizando-o gratuitamente a população, gerando assim um maior envolvimento da cidade na questão sobre cultura, arte e memória.

O Projeto Terra Madeira e Trilho foi aprovado pela lei de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina e tem Patrocínio da Reunidas e Instituto Selvino Caramori, o projeto TMT de fotografias da estrada de ferro existe desde 2002, mas foi no inicio de 2007 que o artista conseguiu enquadrar o projeto na Lei de Incentivo à Cultura.

O Projeto TMT tem uma edição limitada de mil exemplares do Livro, mais mil cartões postais, todos de distribuição gratuita. Para o lançamento em Florianópolis serão disponibilizados 100 exemplares do livro e mais os postais registrando terra madeira e trilhos.

Sobre o artista: Roberto Moreira Junior (1977) é artista e Mestre em Artes Visuais pela Udesc, participou como representante da região sul na Câmara Setorial de Artes Visuais da Funarte Minc (2005/2007). Participou do programa de residências El Basilisco na Argentina recebendo apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, realizou exposição individual em Criciúma em 2006, organizou exposições na ACAP (2005) e no forte Santa Barbara (2006) e coordenou em Florianópolis o Ciclo de Seminários sobre Práticas Artísticas em 2007, neste mesmo ano participa de um intercâmbio na Alemanha no espaço Montgomery em Berlin. Atualmente organiza uma curadoria com artistas de Florianópolis no museu Hassis com abertura prevista para 8 de agosto de 2008.

livroroberto2