Histórico

O Museu Victor Meirelles é uma unidade museológica vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura e está instalado desde 1952 na casa onde o artista nasceu no Centro de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no Brasil.

Ao longo dos mais de 55 anos de existência, o Museu Victor Meirelles foi construindo sua história e sua identidade. Um percurso que compreende diversas ocorrências e desafios apaixonantes. O resultado é um museu de muitas realizações cujo processo relaciona o passado, o presente e que expressa uma forte tendência às inovações do futuro. Como pressuposto, a ideia de um museu vivo, ativo, que procura dar respostas às solicitações da comunidade e dos sujeitos que o visitam e frequentam para desenvolver a sua visão crítica, vivenciar experiências afetivas singulares e traçar percursos artísticos próprios com rica e animada vivência estética da vida.

O Museu hoje engloba não só o espaço das coleções e da casa do artista – patrimônio histórico – mas um espaço cultural de abordagem contemporânea, com uma constante agenda cultural sem perder de vista a preservação do acervo e do edifício com princípios técnico-científicos atuais da museografia, museologia e da conservação preventiva. E, acima de tudo, traz de maneira expressiva ao público a possibilidade de uma vivência dinâmica em um museu.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days