Cinema Falado em comemoração aos 175 anos do nascimento de Victor Meirelles

faixacinema

O Mistério de Picasso (Le Mystére Picasso)

picasso

O Cinema Falado retorna ao Museu Victor Meirelles nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 18h30min, dentro da programação da Semana Victor Meirelles, exibindo um filme ao mesmo tempo documentário e obra de arte. Trata-se de O Mistério de Picasso, do diretor francês Henry-Georges Clouzot, rodado em 1956, e que mostra o artista em pleno momento de criação. Um registro raro e rico.

Excepcionalmente nesta edição do Cinema Falado teremos dois mediadores. São eles a artista Letícia de Brito Cardoso, mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marcos Rabelo, historiador pela Unicamp e técnico do Iphan atuando na área de Patrimônio Imaterial na Superintendência de Santa Catarina.

Mediadores: Letícia Cardoso e Marcos Rabelo

Sobre o Filme: Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês de As Diabólicas e O Salário do Medo, está fazendo um filme. Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou, em 1984, este documentário um tesouro nacional.

Direção: Henry-Georges Clouzot
FRA, 1956, 75 min