Palestra: Estudo Para “Primeira Missa No Brasil”

Obra em Perspectiva

Palestra:

Estudo Para “Primeira Missa No Brasil”

Por Teresinha Sueli Franz

Estudo para "Primeira Missa no Brasil", Victor Meirelles de Lima, circa 1859/1860, Paris, França, Grafite sobre papel, 27,4 x 43,2 cm
Estudo para “Primeira Missa no Brasil”, Victor Meirelles de Lima

06 de maio de 2008 às 16 horas

Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Na próxima terça-feira, 06 de maio, a professora Dra. Teresinha Sueli Franz, irá proferir uma palestra sobre a décima edição do Projeto Obra em Perspectiva que, apresenta uma reflexão sobre a obra Estudo para “Primeira Missa no Brasil”.

O projeto Obra em Perspectiva acontece desde maio de 2005. Nele, periodicamente, um pesquisador do campo da arte e cultura é convidado a escolher uma obra da exposição e, a partir desta, propor uma reflexão, elaborando um texto crítico que é exposto junto à obra e distribuído ao público.

Abaixo um trecho do texto sobre a “Primeira Missa no Brasil”:

…as Academias de Arte do século XIX valorizavam o desenho de modo especial. A “arte de bem contornar”, o domínio dos efeitos de luz e sombra e o conhecimento do claro-escuro eram largamente enfatizados nos programas de ensino nas Academias de Arte. (…) O desenho era considerado uma etapa anterior e obrigatória para chegar a uma boa pintura.

Teresinha Sueli Franz é doutora em Educação pela Universidad de Barcelona e mestre também em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Em 2001 publicou o livro Educação para a compreensão da arte: Museu Victor Meirelles, pela editora Insular. Atualmente é professora do Departamento de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

O quê: Palestra “Primeira Missa do Brasil”
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Quando: 06 de maio às 16 horas